quarta-feira, 12 de maio de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS - MAYARA FERREIRA SILVA GARCIA

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICA: MAYARA FERREIRA SILVA GARCIA

Sem dúvida a economia política tem mudado minha concepção de ver a realidade econômica, tanto nas questões políticas como socioeconômicas, pois ela dá ênfase nas relações sociais, em que o ser humano tem a capacidade de fazer escolhas e vários meios para alcançar os fins desejados.

Quanto as posições de direita e esquerda, nota-se que cada qual tem uma maneira de analisar os problemas socioeconômicos, ou seja, uma contradiz a outra.

Perante estas posições fica evidente que com o regime de esquerda adotado pelo Presidente Lula o país cresceu contantemente, toma-se como exemplo a situação financeira da classe baixa de nossa sociedade, em que antes uma família não tinha boas condições para viver com dois salários mínimos e hoje em dia essa renda a pessoa pode viver tranquilamente.

Portanto, não podemos permitir que entre uma política de direita na administração do país, pois se analisarmos por esse ângulo em que cada indivíduo que se adaptar ao meio econômico enriquecerá, o rico continuará cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, como no determinismo, em que o próprio nome já diz, tudo está determinado, concreto e a realidade não muda.

Contudo, fica claro que uma mudança de presidente pode afetar toda a população existente no país, espero que com essa mudança que logo irá ocorrer o país não volte a ser o que era antes, pois acredito que as desigualdades sociais podem ser eliminadas aos poucos, quando todos tiverem as mesmas condições de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.