quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AS "TIRADAS" DE PAULO HENRIQUE AMORIM

Recentemente recebi um email do acadêmico de letras Alex Dancini, que é um jovem talento da FECILCAM, inteligente, crítico e irônico. Quem possui tais atributos, geralmente escreve bem e normalmente é polêmico.

O referido acadêmico na ocasião, fez duras críticas ao jornalista Paulo Henrique Amorim, com referência a um texto em que o autor considerava uma inclusão social de pobres, o fato de beneficiados do programa Bolsa Família passarem a ter direito a conta corrente bancária e também oportunidade de créditos. Na opinião do acadêmico isso só iria contribuir para o aumento dos lucros dos bancos.

O acadêmico Alex afirmou que o jornalista é contraditório quando usa a expressão PIG (Partido da Imprensa Golpista) em que inclui a globo e o globo, Bandeirantes e Folha de São Paulo e isenta a Record que atualmente é a sua principal fonte de renda.

Outro ponto da sua crítica é de que o referido jornalista cobra R$ 30.000,00 por palestra e tem a coragem de dizer que defende a democratização da imprensa.

Confesso que levei um choque com o texto, pois sou um fã do jornalista e já publiquei vários textos dele no meu blog.

Vou comentar as afirmações do acadêmico, ressaltando que quando eu tinha dele, era polêmico, radical e até raivoso, comparativamente não tinha a metade da inteligência e com o passar dos anos, a idade, leituras e experiências de vida foram me fazendo mudar alguns conceitos. Mas não me arrependo de nada que disse ou escrevi e atualmente as vezes vejo no Alex um pouco de minhas atitudes de juventude.

Atualmente sou um cara que acredita no socialismo como a melhor opção, mas meus ideais se confrontam com minha responsabilidade de pai de um filho com onze anos que precisa de mim e quero dar o melhor conforto possível a ele num sistema capitalismta perverso e excludente. Por isso, penso que todo o avanço paulatino de renda, cultura, acesso a bens básicos que auxiliam em um melhor conforto para os empobrecidos do Brasil me deixa muito feliz até que um dia o sistema atual seja substituído.

Voltando aos comentários do Alex, na primeira crítica, penso que o fato de um beneficiário do Bolsa Família ter uma conta corrente no banco e acesso a crédito é inclusão social sim, pois eu tenho conta em banco desde os 18 anos e atualmente, ganho razoavelmente bem e acesso a crédito no momento que quiser em bancos e lojas o que torna minha vida mais tranquila. Penso que seria contraditório eu não defender a melhoria de vida das classes empobrecidas deste país que graças ao governo LULA estão tendo mais renda e um mínimo de decência. Aliás, eu pago imposto de renda e o bom seria que todos tivessem renda suficiente para também pagar, pois dinheiro ganho honestamente não faz mal algum.

Na questão sobre o PIG, concordo com o acadêmico, pois o jornalista entra em contradição ao desconsiderar a Record, embora penso que essa emissora seja um pouco mais isenta que os demais grandes meios de comunicação.

Com referência o valor da palestra ser de R$ 30.000,00, tenho uma informação não oficial de que o valor ao menos aqui para Campo Mourão teria sido a metade desse valor. Mesmo que tenha sido o maior valor, o jornalista recebe pelo prestígio que adquiriu ao longo dos anos e da experiência acumulada em diversos meios de comunicação, pois já completou 62 anos. Bem ou mal alguma contribuição informativa ele oferece ao Brasil, ao contrário de jogadores de futebol com metade da idade que ganham horrores de dinheiro e não contribuem em absolutamente nada com o Brasil.

Também não vejo qualquer contradição em cobrar por palestras solicitadas pelo meio empresarial e ter uma defesa pela democratização da imprensa, principalmente no que se refere ao acesso à internet. Inclusive o jornalista já escreveu que um dos grandes marcos de acesso a cultura e informação do governo LULA será o acesso a internet em banda larga com barateamento de custos ou até mesmo gratuitos para grande parcela da população empobrecida do Brasil.

Apesar de não concordar com tudo o que o jornalista escreve, principalmente quando faz críticas ressaltando defeitos físicos exemplo "as intermináveis gengivas do Serra" "a boca esquisita do Heráclito Fortes", tenho que reconhecer que o jornalista é um dos maiores defensores dos avanços econômicos e sociais alcançados nos últimos anos no Brasil e um dos críticos mais consistentes dos representantes políticos da elite brasileira, ou seja, PSDB, DEM e PPS, sempre com um humor invejável.

Para encerrar quero pedir ao Alex que use sempre sua inteligência para criticar, criticar tudo aquilo que achar que deve, polemize sempre com bons argumentos que não perderá nada com isso, ao contrário, conquistará respeito dia a dia. Eu que já tive meus vinte e poucos anos e hoje tenho quarenta e um, vou sempre dizer e escrever aquilo que penso e me perdoe, mas vou continuar usando o Paulo Henrique Amorim pois as "tiradas" dele são muito boas como esta que pode ser lida CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.