sábado, 18 de abril de 2009

VISITA DO SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO

Ontem (18/04/2009) a FECILCAM teve a honra de receber a visita do deputado estadual pelo PT e atual Secretário do Planejamento do Governo do Paraná Enio Verri que está fazendo um belo trabalho na Secretaria.

Para nós professores da FECILCAM o contato com ele é muito tranquilo, pois o Secretário é professor concursado da UEM e conhece muito bem nosso ambiente. Para quem é economista a tranquilidade é ainda maior, pois ele é economista de formação, fez mestrado em economia na UEM (mesma turma da professora doutora Janete Leige Lopes) e é Doutor em economia pela USP.

O Secretário fez uma explanação sobre os avanços no nível superior, destacando o papel da Secretária Lygia Pupatto e também destacou o Governo Requião e sua contribuição para o bom andamento da economia no Estado, que ao contrário de outros, vai muito bem na geração de empregos, chegando inclusive a ser um dos maiores geradores de empregos do Brasil.

O Diretor da FECILCAM professor mestre Antonio Carlos Aleixo fez uma referência especial aos professores Nelson Denker (com mestrado concluído) , Paulo Roberto Santana Borges,Sérgio Luiz Maybuk e Tito Alfaro Serrano que estão concluindo o Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo Projeto MINTER do Governo do Estado. Além de apresentar a professora mestre Rosângela Pontili que veio de Toledo para trabalhar na nossa Instituição.

Ao responder uma pergunta minha sobre o cenário para a sucessão estadual, informou que há muita indefinição e muitas conversas. Destacou que o PT poderá tanto lançar candidato próprio, quanto fazer composição com o PMDB ou principalmente com o PDT de Osmar Dias que é base de apoio do Governo LULA e poderá inclusive ser o novo líder do Governo no Senado e que seria fundamental para a eleição da Dilma Roussef.

Eu fiz a pergunta porque tenho uma preocupação permanente de que nós tenhamos que enfrentar um governo parecido com o do Jaime Lerner PFL (atual DEM), que foi um desastre para as universidades e ao funcionalismo público em geral que ficou jogado as "traças" por 8 anos. Atualmente recuperamos grande parte da nossa dignidade enquanto profissionais do ensino superior público, nos aspectos de infra-estrutura, programas de qualificação e plano de carreira.

No final da explanação informou que deverá além de concorrer novamente a Deputado Estadual, também tentar eleger-se Presidente do PT paranaense.

3 comentários:

  1. Rosangela Maria Pontili18 de abril de 2009 às 12:58

    O que mais me chamou a atenção nesta visita do secretário do planejamento foi sua forma humilde e acessível de comunicar-se. Ele respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas sem arrogância e se colocou a nossa disposição para toda e qualquer forma de esclarecimento referente a sua função no Governo do Estado. Esta também tem sido a postura da secretária Ligia Pupatto e, na minha opinião, de todos os políticos do PT com tenho contato. É muito bom quando as pessoas não deixam que o poder lhes tornem egoístas e prepotentes.

    ResponderExcluir
  2. Sarah segundo ano de economia
    Olá professor, fiquei muito feliz ao saber da visita do secretário do planejamento aqui em nossa instituição. E a respeito da pergunta que o senhor fez foi bem o receio que tenho, pois sou filha de funcionário público estadual e viví a era Jaime Lener em que o governo pouco se importava com o funcionalismo público. Hoje podemos ver a transformação que ocorreu com o nosso atual governador que sempre esta disposto a ouvir a reinvidicações dos funcionários e com isso acaba melhorando a educação no nosso Paraná como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Francielle - 2º Ano Economia
    É muito gratificante ver insentivos e ações serem tomadas a favor de nossa instituição, pessoas que tomaram frente e conquistaram muitas melhorias para a Fecilcam.
    Acreditar na mudança é acreditar que é preciso investimento em capital humano para as instituições de ensino superior.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.