Para nós professores da FECILCAM o contato com ele é muito tranquilo, pois o Secretário é professor concursado da UEM e conhece muito bem nosso ambiente. Para quem é economista a tranquilidade é ainda maior, pois ele é economista de formação, fez mestrado em economia na UEM (mesma turma da professora doutora Janete Leige Lopes) e é Doutor em economia pela USP.
O Secretário fez uma explanação sobre os avanços no nível superior, destacando o papel da Secretária Lygia Pupatto e também destacou o Governo Requião e sua contribuição para o bom andamento da economia no Estado, que ao contrário de outros, vai muito bem na geração de empregos, chegando inclusive a ser um dos maiores geradores de empregos do Brasil.
O Diretor da FECILCAM professor mestre Antonio Carlos Aleixo fez uma referência especial aos professores Nelson Denker (com mestrado concluído) , Paulo Roberto Santana Borges,Sérgio Luiz Maybuk e Tito Alfaro Serrano que estão concluindo o Mestrado em Desenvolvimento Econômico pelo Projeto MINTER do Governo do Estado. Além de apresentar a professora mestre Rosângela Pontili que veio de Toledo para trabalhar na nossa Instituição.
Ao responder uma pergunta minha sobre o cenário para a sucessão estadual, informou que há muita indefinição e muitas conversas. Destacou que o PT poderá tanto lançar candidato próprio, quanto fazer composição com o PMDB ou principalmente com o PDT de Osmar Dias que é base de apoio do Governo LULA e poderá inclusive ser o novo líder do Governo no Senado e que seria fundamental para a eleição da Dilma Roussef.
Eu fiz a pergunta porque tenho uma preocupação permanente de que nós tenhamos que enfrentar um governo parecido com o do Jaime Lerner PFL (atual DEM), que foi um desastre para as universidades e ao funcionalismo público em geral que ficou jogado as "traças" por 8 anos. Atualmente recuperamos grande parte da nossa dignidade enquanto profissionais do ensino superior público, nos aspectos de infra-estrutura, programas de qualificação e plano de carreira.
No final da explanação informou que deverá além de concorrer novamente a Deputado Estadual, também tentar eleger-se Presidente do PT paranaense.
O que mais me chamou a atenção nesta visita do secretário do planejamento foi sua forma humilde e acessível de comunicar-se. Ele respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas sem arrogância e se colocou a nossa disposição para toda e qualquer forma de esclarecimento referente a sua função no Governo do Estado. Esta também tem sido a postura da secretária Ligia Pupatto e, na minha opinião, de todos os políticos do PT com tenho contato. É muito bom quando as pessoas não deixam que o poder lhes tornem egoístas e prepotentes.
ResponderExcluirSarah segundo ano de economia
ResponderExcluirOlá professor, fiquei muito feliz ao saber da visita do secretário do planejamento aqui em nossa instituição. E a respeito da pergunta que o senhor fez foi bem o receio que tenho, pois sou filha de funcionário público estadual e viví a era Jaime Lener em que o governo pouco se importava com o funcionalismo público. Hoje podemos ver a transformação que ocorreu com o nosso atual governador que sempre esta disposto a ouvir a reinvidicações dos funcionários e com isso acaba melhorando a educação no nosso Paraná como um todo.
Francielle - 2º Ano Economia
ResponderExcluirÉ muito gratificante ver insentivos e ações serem tomadas a favor de nossa instituição, pessoas que tomaram frente e conquistaram muitas melhorias para a Fecilcam.
Acreditar na mudança é acreditar que é preciso investimento em capital humano para as instituições de ensino superior.