quinta-feira, 9 de abril de 2009

QUEM CONHECE A FECILCAM?

A FECILCAM vive um momento muito bom, fruto de um amadurecimento interno, graças a uma boa administração, grande compromisso de professores, agentes universitários e acadêmicos e apoio extraordinário da SETI - Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na melhor gestão que conheci, conduzida pela professora Lygia Pupatto. O clima está tão bom que a próxima eleição terá chapa única - Diretor Professor Mestre Antonio Carlos Aleixo e Vice-Diretor Professor Mestre Eder Rogério Stela.

A FECILCAM no entanto, parece que ainda não ganhou a notoriedade que merece. Penso que isso seja verdadeiro, porém, não se pode obrigar as pessoas a conhecerem uma Instituição que muitas vezes não se esforça para ser reconhecida. É muito comum as pessoas de fora se referirem à FECILCAM apenas como a faculdade de Campo Mourão e isso não é identidade, pois talvez um dos grandes patrimônios de uma Instituição seja seu nome.


É muito comum os professores, os agentes universitários e os acadêmicos afirmarem: lá na faculdade é assim; eu trabalho na faculdade; eu estudo na faculdade de Campo Mourão. Talvez isso possa não ter importância para algumas pessoas, mas para mim é um sério problema de identidade. Tem gente em Campo Mourão e região que enche a boca para pronunciar a palavra UEM e não sabe direito o nome da nossa querida Instituição. É culpa deles? Não, é culpa de quem obtém o salário todo o mês na FECILCAM, mas não ajuda a divulgá-la, é culpa de quem nela estuda e se forma e não divulga.


A FECILCAM já tem mais de 30 anos, instalada numa cidade de pouco mais de 80 mil habitantes e sou capaz de apostar, que o percentual daquelas pessoas que conhecem onde fica o prédio é muito baixo e aqueles que sabem escrever o nome dela é mais baixo ainda. Se você vai a Maringá, que tem mais de 300 mil habitantes, a grande maioria sabe dizer para que lado a UEM fica. Tudo bem, alguém pode dizer que lá é universidade e aqui não é, e daí? Formamos bacharéis, professores e engenheiros igual a eles, temos cursos diferentes e cursos iguais. Lá tem curso de economia, aqui também. Lá já teve melhor monografia de graduação em economia entre todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná, aqui também.


Na UEM se formam pessoas que mais tarde se tornam prefeitos, vereadores, secretários municipais, aqui também. Lá se faz extensão universitária, aqui também. Lá se produzem grandes pesquisas, aqui também. Não há diferença neste aspecto. A diferença existe exatamente no orgulho que Maringá e região tem da UEM e no orgulho que Campo Mourão e região não tem da FECILCAM. E a culpa, repito, não é dos habitantes da nossa COMCAM, e sim única e excluisivamente nossa, dos componentes efetivos da Instituição.

Eu ingressei na FECILCAM para estudar economia no ano de 1989. Em 1994 me formei e em 1995 já era professor desta Instituição. Portanto, depois de 20 anos, penso que tenho o direito de convidar meus colegas professores, agentes universitários e os queridos acadêmicos, que são a razão do nosso trabalho, para refletirmos juntos, a partir de hoje, 09 de abril de 2009, sobre qual a justificativa da nossa querida FECILCAM ainda não ser reconhecida como merece.

4 comentários:

  1. Oi Maybuk

    Gostei muito do texto, estudei na Fecilcam também, graduação, especialização, mestrado inter institucional NUPÉLIA/FECILCAM e trabalho lá. Me orgulho muito da instituição a qual pertenço, trabalho nele e por ela porque gosto porque acredito nos resultados alcançados ao longo do tempo. A Fecilcam tem contribuído muito nos seus mais de 35 anos de existência na formação de cidadãos e profissionais para Campo Mourão, Região e muitos que estão atuando em todo Brasil.
    Precisamos mesmo valorizar nossa Fecilcam e o trabalho lá desenvolvido, dentro e fora dos muros. Dalva Helena de Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Oi Maybuk

    Parabéns pelo texto. Precisamos mesmo valorizar a Fecilcam e todo trabalho desenvolvido lá ao longo de toda sua existência. Também os avanços alcançados nos útimos anos em termos de pesquisa e extensão.

    Dalva Helena de medeiros

    ResponderExcluir
  3. Silvia Alves dos Santos18 de abril de 2009 às 09:22

    Olá Maybuk, fui aluna da FECILCAM e tenho muito orgulho de ter passado por ai. Logo depois que terminei o curso de pedagogia ja ingressei no mestrado na UEL e depois no doutorado na UFScar em SP, e passei em concurso público para carreira do magistério superior, tenho divulgado sempre que a FECILCAM é uma instituição isolada mas que trabalha como universidade de grande porte, e isso contribui para que seus frutos sejam reconhecidos em todo o cenário nacional pela qualidade do ensino ofertado, pois temos profissionais de todas as áreas realizando bons trabalhos em termos de ensino, pesquisa e extensão, isso me deixa muito feliz. Nos veremos brevemente, vou fazer uma visita à FECILCAM nos próximos dias.Um abraço, Silvia Alves (UENP/UFSCAR)

    ResponderExcluir
  4. Elizama Katiucy - 2º ano Ciências Econômicas26 de abril de 2009 às 11:06

    Gostei muito da publicação,pois como acadêmica do 2° ano de Ciências Econômicas,me dediquei muito para fazer parte desta instituição.Quando decidi fazer vestibular, ja sabia a muito tempo o curso que eu queria...muitos me criticavam, falando que não era um bom curso a se fazer pois julgava pela pouca concorrência, como se fosse por esse motivo que eu tinha o escolhido, mas mesmo assim não dei ouvidos e hoje ja estou no segundo ano.Tenho conciência que o curso que faço não abrange muito o campo de trabalho nessa região, porém sei que nas grandes metrópoles o nosso curso é muito reconhecido e por isso que me dedico a cada dia para que no futuro eu possa ser um grande profissional graduada por essa instituição que mesmo não sendo tão reconhecida tem o mesmo potencial das grandes universidades e todos nós acadêmicos e colaboradores da Fecilcam devem ter muito orgulho de fazer parte desta, pois o ensino e oportunidades que aqui recebemos é de ótima qualidade.Por isso me orgulho de fazer parte desta instituição e de fazer um dos melhores curso que ela oferece!

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.