terça-feira, 10 de março de 2009

VISÃO DE MARX

Ontem (09/03/09) recebi um email do professor do departamento de contabilidade da FECILCAM e também vereador eleito pelo PT em Peabirú, Jorge Leandro Delconte Ferreira, com o seguinte trecho escrito por Karl Marx em 1867:

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."

Qualquer semelhança não é mera coincidência com o que aconteceu nos Estados Unidos da América com crise imobiliária que se espalhou para o mundo todo e enterrou de vez o liberalismo, a partir das estatizações de vários bancos e a intervenção em massa do Estado na economia.

Não é a toa que até o maior investidor do mundo George Soros recomendou que todos leiam “O Capital” de Marx para entenderem o que está acontecendo no mundo.

Um comentário:

  1. Ola professor.
    olha q interessante, Marx em 1867 já "previa"
    q isso iria acontecer, ou melhor ele com base nos dados da época analisou o que se poderia acontecer como capitalismo; Marx é mesmo um gênio, ele viu que se os recursos, o crédito fosse liberado sem controle, só como uma especulação isso daria errado em um futuro, mesmo sem saber datas, o que se é difícil dizer.
    Me ele fala: " O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."
    Em um determinado tempo nacionalizar era ser retrógrado o certo era privatizar para acelerar o crescimento da economia do pais; hoje em dia o que está fazendo? nacionalizando tudo novamente. engraçado agora nacionalizar não é mais ser retrógrado e sim progressista, isso, é a economia, não podemos afirmar que o que hoje é reacionário sempre vai ser reacionário.

    professor ótimo blog. Noticias interessantes e de uma forma fácil para se entender.
    Ederson caetano 2° economia FECILCAM

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.