"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."
Qualquer semelhança não é mera coincidência com o que aconteceu nos Estados Unidos da América com crise imobiliária que se espalhou para o mundo todo e enterrou de vez o liberalismo, a partir das estatizações de vários bancos e a intervenção em massa do Estado na economia.
Não é a toa que até o maior investidor do mundo George Soros recomendou que todos leiam “O Capital” de Marx para entenderem o que está acontecendo no mundo.
Ola professor.
ResponderExcluirolha q interessante, Marx em 1867 já "previa"
q isso iria acontecer, ou melhor ele com base nos dados da época analisou o que se poderia acontecer como capitalismo; Marx é mesmo um gênio, ele viu que se os recursos, o crédito fosse liberado sem controle, só como uma especulação isso daria errado em um futuro, mesmo sem saber datas, o que se é difícil dizer.
Me ele fala: " O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."
Em um determinado tempo nacionalizar era ser retrógrado o certo era privatizar para acelerar o crescimento da economia do pais; hoje em dia o que está fazendo? nacionalizando tudo novamente. engraçado agora nacionalizar não é mais ser retrógrado e sim progressista, isso, é a economia, não podemos afirmar que o que hoje é reacionário sempre vai ser reacionário.
professor ótimo blog. Noticias interessantes e de uma forma fácil para se entender.
Ederson caetano 2° economia FECILCAM