quarta-feira, 11 de março de 2009

REPENSAR O ESTADO E O DESENVOLVIMENTO

Tenho lido em média dois artigos por dia sobre a crise e as opiniões são variadas (graças a Deus). Mas parece que há um consenso quando se refere a repensar o modo de agir na economia, pois do jeito que está não dá mais para continuar.
O neoliberalismo sofreu um duro golpe e os intervencionistas (grupo de que faço parte) estão eufóricos. É claro que é uma delícia ver a Miriam Leitão do Bom dia Brasil, mais perdida do que cego em tirotéio, diante de sua ideologia privatizante e destruidora do Estado sendo jogada as traças e os governos desesperados estatizando para tentar voltar ao equilíbrio, mas é necessário saber de que modo e para quem fazer intervenção.
Vários artigos que li apontam claramente que os governos precisam atacar justamente a classe mais baixa, pois esta com recursos do Estado vão consumir de fato, obtendo melhoria na qualidade de vida e dinamizando a economia, ao contrário dos bancos que recebem recursos e não emprestam para que precisa.
Acabei de ler um resumo do grande Seminário Internacional de Desenvolvimento realizado nos dias 05 e 06 de março pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e os temas centrais foram os juros, o Estado e a preocupação com um Desenvolvimento Sustentável. Vale a pena ler o artigo . CLIQUE AQUI para ler .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.