domingo, 22 de março de 2009

CONVERSA SOBRE CULTURA

Hoje de manhã (22/03/09) em Roncador-Pr, tive uma agradável conversa com o Diretor de Cultura daquele município o popular Tio Tonho. Ele é um amigo dos tempos do Saudoso João Lessa que (imitando o Rolando Boldrin) foi embora antes do combinado.

O Tio Tonho já havia sido Diretor de Cultura na Gestão do meu amigo e compadre (batizei seu filho Vinicius) Ilizeu Puretz. Agora na Gestão do Professor Aguinaldo Luiz Chichetti vai continuar na função.

Ele me relatou alguns dos seus trabalhos, principalmente ligados à música e compartilhamos dois pontos de vistas sobre cultura.

O primeiro é de que resultados de trabalhos sobre cultura, não acontecem do dia para noite, é preciso que haja um tempo de maturação entre os envolvidos. É preciso levar sempre em consideração o passado do povo brasileiro, o passado específico daquelas pessoas que habitam determinada cidade, seus costumes, os preconceitos impregnados que precisam ser aos poucos eliminados. Às vezes um trabalho deve ser iniciado hoje e o resultado só vem na próxima geração.

O outro ponto de vista que compartilhamos, é que, principalmente em município pequeno, o trabalho em cultura não deve ser dissociado dos outros trabalhos, principalmente aspectos de emprego e renda, pois a riqueza cultural contida no povo brasileiro, é fonte de renda. É preciso que a cultura seja encarada como um agente transformador da realidade. E isso deve estar inevitavelmente colado à educação, esporte, qualificação profissional, educação ambiental, saúde etc.

Quem pratica elementos da cultura é mais criativo e desenvolve melhor outras atividades, pode obter renda com mais facilidade. Vai ser mais sensível com as questões do meio ambiente, vai ser mais feliz e quem assim o é, inevitavelmente fica mais saudável em todos os sentidos. O entretenimento é uma das coisas que mais vende atualmente no mundo. Um bom teatro, um bom cinema, uma boa música, uma boa dança, um bom balet, um bom musical, um bom circo. Esse tipo de coisa atualmente é receituário médico para fugir do stress e depressão.

O mais importante de tudo isso é o desembolso público que é muito barato em relação ao resultado que produz, e barato em relação a tantas outras áreas que o setor público precisa dar conta.

Boa sorte Tio Tonho nos seus trabalhos. Boa sorte Sonia Singer Secretária da Cultura de Campo Mourão e boa sorte para os demais responsáveis pela cultura dos municípios da COMCAM. Vamos esperar que os prefeitos e as prefeitas tenham sensibilidade suficiente neste aspecto e entendam de uma vez por todas, que cultura não é gasto e sim investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.