quinta-feira, 13 de novembro de 2008

JORNAL: BRASIL É "EXEMPLO" NO COMBATE À POBREZA

Quem me conhece sabe que sou um incansável defensor do Programa Bolsa Família, porque na minha opinião, até que o país consiga ser desenvolvido de fato, é um programa que resgata um mínimo de dignidade de pessoas que são frutos de 500 anos de exploração e concentração de riqueza e de rendas. Além disso, tenho dito que o Programa não é socialista, quem conhece uma vírgula da teoria Keynesiana perceberá que é um programa que propicia efeito multiplicador de renda na economia.
Imaginem uma quantidade significativa de dinheiro que antes estava entesourada nas mãos de grandes investidores e hoje é gasta por pessoas carentes que ao comprar alimentos, roupas ou qualquer coisa que seja, movimentam o comércio de suas localidades, que por sua vez movimentam indústrias, que por sua vez geram impostos que volta de novo para o governo.
O problema é que parece que algumas pessoas ficam incomodadas de ver alguém que antes não podia consumir, consumindo agora. Algumas pessoas ficam incomodadas em entrarem num Supermercado e ver aquele "tipo de gente" ali comprando. Eu que nasci em família humilde, e que não sou nem de classe média, não vejo o menor problema dessas pessoas comprarem ao meu lado. O grande compositor e sambista Martinho da Vila já disse num certo samba: "avareza é um defeito, você nunca foi assim, eu também tenho direito de tocar meu tamborim"
E hoje de manhã fiquei feliz de ver a reportagem de um jornal americano afirmando que o Brasil é exemplo de combate à pobreza. Já que aqui, por alguma razão, os grandes jornais só criticam. Clique aqui para ver reportagem.

3 comentários:

  1. Realmente o programa bolsa familia tem ajudado muitas pessoas, tem trazido dignidade para as pessoas que viviam a margem da sociedade. Todo ser humano tem o direito de ter uma alimentação saudavel, direito de frequentar uma escola, e direito principalmente a saude .O bolsa familia pode ate não resolver todos os problemas da sociedade mas com certeza ajuda a amenizar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor!

    É sempre bom lembrar que o Governo Lula trouxe mudanças boas para nosso Brasil. O Bolsa Familia traz incentivo, traz movimento em comércio, saude para nossas crianças, educação, é sem duvida um investimento a Curto e Longo Prazo, espero que seu sucessor não quebre essa corrente de bons programas.

    Um abraço,

    Viviane Villwock

    ResponderExcluir
  3. O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e contribui de forma significativa para a redução da desigualdade e melhoria da situação alimentar e nutricional dos beneficiados. Acredito que o bolsa família é um exemplo a ser seguido para combater a fome e a miséria do mundo.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.