sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PARABÉNS DEODATO DE OLIVEIRA

O APRESENTADOR DEODATO DE OLIVEIRA E O PROFESSOR MAYBUK
OI "NOIS" NO EVENTO DO DEODATO DE OLIVEIRA: CARLINHOS, DALVA, NAIR, MAYBUK, BETH, MARCOS E LEONOR

O DIRETOR DA FECILCAM CARLOS ALEIXO, PREFEITO NELSON TURECK, SECRETÁRIA DA CULTURA SONIA SINGER E O HOMENAGEADO APRESENTADOR DEODATO DE OLIVEIRA

Na tarde de hoje (31/10/2008) estive com alguns colegas da FECILCAM em um evento muito importante e emocionante em que foi lançado o projeto Leitura em Destaque – Biblioteca Itinerante do apresentador da TV Carajás, Deodato Oliveira, em parceria com a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). O lançamento foi feito em frente à Biblioteca Municipal - Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes com a presença de várias autoridades e escolas mourãoenses.

A FECILCAM, juntamente com demais órgãos e instituições de Campo Mourão, apoiou o projeto por meio da doação de livros, que serão disponibilizados às crianças, adultos e idosos de nosso município. Leitura em Destaque – Biblioteca Itinerante levará essas obras até os bairros da cidade através de um ônibus, onde os livros ficarão expostos para a apreciação da comunidade visitada, incentivando a leitura e promovendo a valorização da mesma.
Na ocasião, o diretor da FECILCAM, Antonio Carlos Aleixo, discursou sobre a importância da leitura que deve ser feita por todos, enfatizando que não basta pedir que as crianças leiam, mas fundamentalmente as crianças devem ver os adultos lendo, principalmente os professores. Destacou as ações do Deodato de Oliveira e presenteou o mesmo, com uma camiseta idealizada pela FECILCAM em que apresenta alguns objetos com destaque ao livro que nos faz voar e tem uma linda frase do “Che Guevara” “Sonha, e serás livre de espírito, Luta e serás livre na vida”
Agora quero falar novamente sobre o Deodato de Oliveira e destacar o lado humano e não jornalista dele. Em 20 de junho deste ano, eu escrevi uma matéria neste Blog chamada BELÍSSIMA NOITE NO FESTIVAL DE MÚSICA FECILCAM e dentre outras coisas eu escrevi:
“Finalmente quero fazer uma referência especial ao apresentador Deodato de Oliveira. Ele sempre se faz presente no nosso Festival, e desta vez entregou troféu, usou a palavra para divulgar um belíssimo projeto de arrecadação de livros aos universitários para incentivo à leitura. Mas fundamentalmente quero destacar não o apresentador mas o lado humano dele, pois assistiu todo o Festival do meu lado, estava encantado com a vibração do público e preocupou-se em destacar cada qualidade dos candidatos, fiquei impressionado com a paixão com que o Deodato de Oliveira tem pela cultura.”
Hoje quero testemunhar que ele estava radiante quando a jornalista da FECILCAM Larissa Menezes tirou a foto que está anexada a essa matéria. Ele não cabia em si e disse que estava realizando um sonho. E que sonho maravilhoso será ver milhares de pessoas mourãoenses tendo acesso à leitura por meio do referido projeto.
O apresentador Deodato de Oliveira na sua fantástica capacidade de comunicação disse que quando criança passou por muitas dificuldades, mas quando teve acesso aos livros se apaixonou. Disse que quando morou em São Paulo por 10 anos matava a saudade da sua terra, por meio dos textos da Cida Freitas e do Amani Spachinski e outros mais.
Disse uma coisa que me emocionou, porque eu também já vivi a experiência dele. Ele contou que por várias vezes sua filha chegou em casa e ele estava ou dando gargalhadas com um livro na mão, ou com lágrimas nos olhos com um livro na mão. Eu confesso que já fiquei quase em transe com certas passagens de livros e sei do que ele está falando.
No final da sua fala emocionada, pediu licença e agradeceu a Deus pelo sonho realizado e pediu que ele abençoasse a todos e que o contato com os livros pudesse transformar as pessoas. A professora Lourdes Ceolim que estava do meu lado encheu os olhos de lágrimas e eu também. Foi um momento raro em Campo Mourão.
Parabéns Deodato de Oliveira. Seu sonho vai transformar a vida de muitas pessoas da nossa comunidade. Não tenha dúvida.


4 comentários:

  1. Maria de Lourdes disse:

    Você me flagrou num momento que fiquei mesmo emocionada. Deus primeiramente, depois as coisas pequenas e simples é que faz o homem ser grande. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Maybuk,

    Seu blog é um show, cara.

    divulgue esse textos para nossos alunos.

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  3. Maybuk
    Gostei muito da matéria sobre o Sr. Deodato. Ele é uma pessoa que deve ser valorizada na comunidade e exemplo para muitos de nós. Como não teve acesso a livros na infância sonhou em propiciar esse acesso a outras pessoas. Isso é muito altruísta de sua parte e mobilizou um conjunto de pessoas e instituições para alcançar seu objetivo de beneficiar outros. Dalva

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Professor, peço desculpas pela demora, já que estivemos alguns dias sem internet, porém, mesmo com atraso, quero dirigir-lhe considerações de apreço e estima, além de agradecer o empenho pela publicação do evento do Projeto Leitura em Destaque/Biblioteca Itinerante, dia 31pp. Como é bom vermos em meio á escuridão Cultural porque passa grande parte da nossa sociedade, principalmente pela ausência do gosto pela Leitura, pessoas como o Sr. Que se apresenta como uma Luz ao abraçar o referido Projeto, adicionando indispensáveis energias de incentivo, coroando de iluminadas fagulhas nossas esperanças, permitindo enxergarmos a realização SUPREMA, que não me pertence, e sim, aos que, como Leitores, abraçarem a idéia, momento que espero poder contar com sua amável presença e de todos os que somam conosco, para juntos, Cantarmos Glória ao Alto, enquanto os Anjos Arcanjos e Querubins, POSSAM ENTOAR Hinos e Hosana, e numa única voz anunciarmos aos quatro cantos do mundo, OS NOSSOS SEMELHANTES, DE TODAS AS IDADES ADERIRAM A IDÉIA DA "LEITURA PRAZEIROZA" Abraços e muitíssimo obrigado.

    "Tudo o que for criado pelas mãos do homem pertence á Deus, porque dele provem a inspiração e o homem é apenas o instrumento" Deodato de Oliveira – 06/11/08

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.