sexta-feira, 3 de outubro de 2008

ENCONTRO REUNE PROFESSORES DA FECILCAM E FECEA EM APUCARANA

Ontem (02/10) reuniram-se no departamento de economia da FECEA da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana os professores Nelson Denker- FECILCAM, Luciana Aparecida Bastos – FECILCAM, Sérgio Luiz Maybuk– FECILCAM,Antonio Pereira da Silva - FECEA, Tânia Terezinha Rissá de Souza - FECEA e Rogério Ribeiro - FECEA para discutir os rumos dos dois cursos, no sentido de adequar-se a uma possível consolidação da UNESPAR como Universidade de fato com o sistema de multicampos.
A proposta de reunião partiu da Secretaria de Ensino Superior em que orientou para uma compatibilização dos Projetos Políticos Pedagógicos e grades curriculares.
Observou-se que as grades curriculares dos cursos de Ciências Econômicas da FECEA e da FECILCAM, encontram-se uniformizadas no que tange ao eixo central norteador do curso. As diferenças ocorrem apenas no sentido de que as Faculdades prezam por abarcar, em sua nova proposta de matriz curricular, disciplinas que respeitem as distintas vocações regionais, a saber: Agronegócio e Desenvolvimento Regional, para atender o caso (as necessidades) da região Centro-Ocidental do Estado, onde situa-se a FECILCAM, e Economia Financeira, Desenvolvimento Regional e Economia de empresas, visando atender as necessidades regionais de Apucarana.
No final do encontro registrou-se como proposta:
a) Criação de uma Revista impressa/eletrônica interinstitucional para os cursos da FECEA e FECILCAM.
b) Criação de um grupo de pesquisa que envolvam docentes e discentes de ambas as instituições.
c) Realização de viagens de estudos e visitas técnicas para discentes das duas instituições, de forma conjunta.
d) Intercâmbio de professores das duas instituições para participarem como avaliadores de bancas de defesa de monografia.
e) Oferta de cursos de pós-graduação “Latu sensu”, mini cursos e cursos de extensão interinstitucional.
Quero registrar aqui que o encontro além de ter sido muito produtivo e histórico, também foi extremamente agradável. Nós professores da FECILCAM fomos muito bem recebidos pelos professores da FECEA. Esperamos que outras oportunidades como estas surjam para ampliar o debate da melhoria permanente dos cursos de economia do Paraná.

6 comentários:

  1. Professor, muito bacana essa iniciativa de uniformizar as grades curriculares dos cursos de Ciencias Economicas no Parana.
    Só um palpite, se me permitir...
    Seria bacana se nos próximos encontros (creio que aconteceram), houvesse também a presença dos alunos.

    Viviane Villwock

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  2. nossa achei fabulosa a ideia de me formar em uma universidade, e ja que agora temos a faca e o queijo na mao nao podemos perder tempo e dar continuidade em um sonho que ja foi de muitos que por aqui passou e dos nossos professores doutores e mestres que estao juntos com nos nessa luta.

    achei interessante o fato de os profesores estar apreveitando uma oportunidade junto com nosso governo que antes ainda nao havia sugido quem sabe agora essa estrategia faz com que nosso sonho dexe de ser somente um rabisco em papel e se torne realidade

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  3. ADEMIR MORAIS DA LUZ - acadêmico do 2º ano de ciências econômicas13 de outubro de 2008 07:26

    A FECILCAM há muitos anos luta pela concessão pelo Governo do Estado do Paraná do título de Universidade, e pelos comentários ouvidos, bem como segundo a professora Luciana da diciplina de teoria microeconomica, esta reunião visa dar um passo adiante para que o governo, promova a concessão de mais uma Universidade no Paraná, nesse caso a FECILCAM.
    Não querendo ser negativo, mas se acaso isso se concretizar, será uma enorme vitória para a FECILCAM, acadêmicos, professores, etc.
    Acredito que todos os acadêmicos dos diversos cursos existentes na FECILCAM ficarão muito bem gratificados em ter um diploma de formação superior como universidade.
    Torço para que nosso Diretor Carlinhos Aleixo e todos os professores tenham êxito nessas reuníões e que possam contar com a força que os acadêmicos também possuem para reivindicar quantas vezes forem necessárias para conseguir essa vitória.
    Gostaria muito que o caro professor discorre-se sobre tal acontecimento (reunião ocorrida entre a FACEA e a FECILCAM), a fim de que todos os acadêmicos sejam esclarecidos quanto ao objetivo de tal reunião, até mesmo para futuramente obter forças, através de baixo-assinados, e qualquer outra forma de reivindicar nossos direitos.

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  4. Evandro 2 ano economia15 de outubro de 2008 15:43

    Penso que a ideia de que a FECILCAM possa receber o titulo de universidade seria bom pra todo mundo, essa oportunidade não pode escapar pois alem de elevar o nome da instituição e dar mais credito ao nosso ensino, seria muito bom terminar o curso em uma universidade prestigiada.

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  5. boa noite caro professor Maybuk e demais leitores, bem como a professora Luciane(microeconomia) havia comentado em sala de aula, foi fantástica essa ideia, de se reunir debater projetos, acredito que nós assim como a instituição só tem ganhar com isso, alem do que acho que esses encontros deveriam ocorrer em maior frequência.Fiquei tambem muito orgulhosa em ver que essa nobre iniciativa teve um enorme apoio e presença dos ( meus professores)ehehhehe..........Orgulho de fazer esse curso e tem aulas com pessoas tão capacitadas como estes presentes na reunião.........e em especial ao prof.Sergio L. Maybuk sempre inovando como esse blog, que embora eu não comente muito estou sempre passando por aqui .........!!!!!!!!Gislaine Baccas Belini-2ºA

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  6. José Thomé 2º de Ciências Economicas17 de outubro de 2008 11:39

    Primeiro gostaria de parabenizar os professores e do diretor da Faculdade, envolvidos na luta de tornar a FECILCAM em Universidade juntamente com a FECEA num rocesso de adequar-se a uma possível consolidação da UNESPAR como Universidade de fato com o sistema de multicampos.Isso seria motivo de muito orgulho para nós formados da Fecilcam e também aos professores tendo ainda um troca de informações maiores com a implantação de intercâmbio entre os professores, viagens de estudos e visitas técnicas para os integrantes das duas instituições, de forma conjunta obtendo conhecimentos com trocas de experiências baseadas na fundamentação curricular entre as duas faculdades.

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