terça-feira, 14 de outubro de 2008

ANUNCIADO O NOVO NOBEL DE ECONOMIA

Paul Krugman é o novo ganhador do Nobel em economia e esta premiação é mais uma má notícia para o George W. Bush e outros liberais por aí. CLIQUE AQUI . Krugman é seguidor de Keynes o téorico intervencionista mais famoso que conhecemos.
O liberalismo econômico será cada vez mais sendo descartado depois da grande crise financeira que o mundo vive, principalmente os EUA. Ontem (13/10) as bolsas dispararam positivamente depois que os governantes dos países da união européia resolveram estatizar instituições financeiras para salvar o sistema. Eles não estão dando dinheiro e sim comprando ações dos bancos e tornando-se sócios. Na Europa não há qualquer constrangimento em estatizar, pois a maioria desses países sempre faz intervenção na economia quando consideram necessário.
Nos EUA a coisa é diferente, estatizar significa jogar no lixo toda a sua ideologia. Os EUA vivem um inferno astral, porque agora existem outros países importantes fora do eixo do g-8 - países mais ricos do mundo. Ontem o nosso ministro da fazenda Guido Mantega estava sentado ao lado do Presidente americano, discutindo a criação de um novo grupo, ou seja, o g-8 e mais os países emergentes em destaque: Brasil, China e India.
O Brasil nunca esteve em situação tão privilegiada e internamente com relação à crise está muito bem, pois nossos bancos são sólidos, o sistema financeiro não está contaminado. O problema que poderemos ter com a falta de crédito já está sendo resolvido com a liberação de recursos compulsórios que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central por garantia. A primeira leva de recursos, será 100 bilhões de reais a serem liberados gradativamente. Quanto ao crédito em dólares para as empresas maiores, com a iniciativa dos governos da união européia e agora a ser imitada pelos EUA o problema será resolvido.
Uma outra visão otimista sobre o Brasil está nesta reportagem da carta maior com a grande economista Maria da Conceição Tavares CLIQUE AQUI .

3 comentários:

  1. A crise atual tem demonstrado que o todo poderoso EUA não esta com essa bola toda. Mas como ainda é a maior economia mundial, faz com que outros paises sofram do mesmo mal. A intervenção feita pelo governo, demonstra que em tempos de crise a estatização é a melhor saida, mas quando se volta a normalidade ocorre novas privatizações. Mas agora é só esperar as eleições norte-americana para saber qual o novo pacote economico que o governo vai lançar e se vai dar certo. Acho um pouco dificil que consigam que os EUA continuam no topo, pois paises como Japão e a Uniao Europeia tem força suficiente para conseguir esta posição.

    ResponderExcluir
  2. Se para os EUA estatizar significa jogar no lixo toda sua ideologia, com isso poderão jogar no lixo também toda sua hegemonia dentro da economia-mundo e assim dar o posto de todo poderoso para países como a China e Japão que vem tendo um grande crescimento dentro da economia. Em relação ao Brasil, penso que não afetara tanto, pois o país possui grandes empresas estatais de muito poder e uam economia estavel.

    ResponderExcluir
  3. É essencialmente importante para o Brasil ver tal crise como oportunidade de crescer. Privatizações por exemplo, nunca foi caminho para se entrar em estabilidade. Se todos se lembram, a Vale do Rio Doce foi privatizada no governo anterior ao governo Lula, e o que manteve um "equilibrio" foi os seguidos emprestimos junto ao FMI, o que contribuiu para a divida externa do Brasil dar um salto. Alias, em uma decisao um tanto quanto tardia, o FMI agora incentiva o intervencionismo, o mesmo FMI que incentivava o liberalismo.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.