sexta-feira, 15 de agosto de 2008

FECILCAM E UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS EM CORUMBATAÍ DO SUL

Esta semana saiu uma reportagem sobre os resultados positivos de mais um projeto executado pela FECILCAM dentro do projeto da SETI Universidade Sem Fronteiras. Trata-se do Projeto intitulado: O associativismo como alternativa de Desenvolvimento na dinâmica das Economias Contemporâneas – Diversificação da Agricultura, realizado no município de Corumbataí do Sul por professores, alunos e profissionais recém formados da Instituição.

O projeto é desenvolvido, desde o ano passado, na Associação de Produtores de Corumbataí do Sul – Pr (Aprocor), onde professores, estudantes e egressos orientam os produtores nas questões técnicas – sob responsabilidade das Engenheiras Agrônomas Maria Helena da Cruz e Susan Zimmermann Bognar, além de assessorá-los nos aspectos administrativo-financeiros – trabalho feito pelos alunos de Economia Jeferson Ferreira Rocha e Jonathan Maicon Ortiz, que controlam o estoque, efetuam romaneios de recebimento e embarque de produtos, contas a pagar e a receber, rotinas administrativas diversas, entre outros.

Segundo o coordenador do projeto o professor mestre João Carlos Leonello lotado no departamento de economia da FECILCAM , houve o fortalecimento na cultura do Maracujá e incentivo à diversificação de outras culturas no município. Também, é visível a melhoria na qualificação dos funcionários e dirigentes na questão administrativa da Aprocor. Os produtores por sua vez afirmam que o trabalho está mais organizado, além de bem supervisionado. "Hoje, temos assistência técnica na propriedade, antigamente, era raro recebermos visitas de engenheiras agrônomas, porque os técnicos da Emater e da Prefeitura não conseguiam visitar todos os produtores do município" afirma o agricultor, Lauro Alberto da Silva.

Eu acredito que é só dessa forma, parceria entre a universidade e a comunidade que se pode mudar a realidade dos municípios com baixo IDH. Com certeza a realidade do município de Corumbataí do Sul vai mudar, mas é fundamental que ações como estas sejam executadas com maior intensidade em toda a COMCAM e de preferência com orientação regional para alavancar o desenvolvimento econômico em que a renda seja melhor distribuída e as pessoas vivam melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.