quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO “BENEDITA E MANOEL”







 

Os diversos encontros da vida em momentos de lazer ou de trabalho sempre podem produzir situações inusitadas.

O professor Sérgio Luiz Maybuk, editor do Blog do Maybuk participa efetivamente juntamente com outras tantas pessoas também efetivamente, da região da COMCAM, do valoroso e importantíssimo Núcleo de Cooperação Socioambiental da Itaipu – Região de Campo Mourão.

Numa das reuniões de trabalho, o presidente da Cooperativa do Agronegócio do Noroeste do Paraná – CANPAR - Orlando Ferreira Campos comentou que sua filha Laiza havia produzido um documentário sobre os avós Benedita e Manoel pela Unespar no ano de 2021.

Foi uma surpresa para o professor Maybuk que é professor da instituição citada e o mesmo pediu para que se disponibilizasse o link do referido documentário.  Ele assistiu a belíssima e emocionante obra, chorou, se encantou com o casal que tem uma trajetória de vida sofrida, cheia de conquista e muito amor. Benedita na publicação desta matéria está com 83 anos e Manoel 89 anos.

Na sequência entrou em contato com a Laiza e após conversa, ela enviou o texto a seguir que será publicado na íntegra.  

O Documentário: "Benedita e Manoel" foi desenvolvido como parte da pesquisa de Mestrado intitulada "Benedita e Manoel: memórias do fenômeno migratório (Nordeste e Sul)" publicada em 2021 pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e de autoria da Professora e Pesquisadora Laiza Campos, sob orientação do Prof. Doutor Jorge Pagliarini Jr.

A pesquisa investigou o processo migratório de nordestinos para o Paraná a partir das memórias de Benedita e Manoel, avós da pesquisadora, que migraram da Bahia, na década de 1960, para Paranavaí e, após 12 anos fixaram-se no município de Ubiratã, interior do Paraná.

O objetivo foi analisar as narrativas conflitantes sobre a memória e identidade do Paraná que, historicamente, silenciou a presença destes migrantes em seu território e priorizou a presença de migrantes estrangeiros, notadamente europeus.

Ao mesmo tempo, a pesquisa enfatiza a importância da memória e os desafios da pesquisa científica diante de dilemas éticos e afetivos - no sentido de afetar-se positivamente ou negativamente - quando o sujeito que pesquisa é também parte do fenômeno pesquisado como na relação de parentesco estabelecida entre a Pesquisadora e os sujeitos históricos estudados: Benedita e Manoel.

O documentário, por sua vez, dialoga com o texto dissertativo, mas não pretende ser uma tradução em imagem, som e movimento dele. Pelo contrário, a narrativa fílmica é um processo inteiro, oposto e único. A memória e o afeto expressam-se nas cenas, deixando as ponderações analíticas suspensas e abrindo espaço para a identificação, o reconhecimento e, por vezes, a emoção.

Dados pessoais e técnicos:

Pesquisadora: Laiza Suelen B. Campos

Formada em História e Mestra em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Atualmente, faz parte do Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Ensino Público do Paraná, atuando como professora de História.

Orientação: Jorge Pagliarini Junior

Programa: Programa de Mestrado em História Pública

Documentário:

Direção e roteiro: Laiza Suelen B. Campos

Filmagem: Eliza Pazinato e Diego de Melo

Filmagem e fotografia: Diego de Melo

Trilha Sonora: Produtora 044Hits

 

Aqui o link CLIQUE AQUI para todos e todas assistirem e imaginarem a história verídica de tantos e tantas, iguais ao casal  Benedita e Manoel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.