domingo, 5 de outubro de 2025

FOTOS E VÍDEOS RODADA DE NEGÓCIOS UNESPAR CAMPO MOURÃO EDIÇÃO 2025






























 















No dia 01 de outubro de 2025, aconteceu no anfiteatro da Unespar campus de Campo Mourão mais uma edição do importante projeto "Rodada de Negócios" oriundo a quase duas décadas e já copiado para duas outras Instituições de Ensino Superior   da disciplina de economia internacional da professora dra. Luciana Aparecida Bastos.

Como destacou na sua fala o professor Jesus Crepaldi coordenador do curso, em 2025 foi o último ano do formato atual a partir de 2026 o evento entra para a curricularização da extensão e será modificado não na sua qualidade que já é ótima mas no acesso mais efetivo da comunidade externa .

O tema foi "Debate sobre a Restrição das Filipinas à Importação de Frango Brasileiro.

As duas equipes que debateram e mais a equipe que fez a intermediação sob a orientação da professora Luciana estão de parabéns.

Na ocasião também ocorreu a despedida do professor Vinicius Gonçalves Vidigal que pediu exoneração vai trabalhar como Economista Pesquisador na Divisão de Antitruste do Estado da Flórida.   

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO “BENEDITA E MANOEL”







 

Os diversos encontros da vida em momentos de lazer ou de trabalho sempre podem produzir situações inusitadas.

O professor Sérgio Luiz Maybuk, editor do Blog do Maybuk participa efetivamente juntamente com outras tantas pessoas também efetivamente, da região da COMCAM, do valoroso e importantíssimo Núcleo de Cooperação Socioambiental da Itaipu – Região de Campo Mourão.

Numa das reuniões de trabalho, o presidente da Cooperativa do Agronegócio do Noroeste do Paraná – CANPAR - Orlando Ferreira Campos comentou que sua filha Laiza havia produzido um documentário sobre os avós Benedita e Manoel pela Unespar no ano de 2021.

Foi uma surpresa para o professor Maybuk que é professor da instituição citada e o mesmo pediu para que se disponibilizasse o link do referido documentário.  Ele assistiu a belíssima e emocionante obra, chorou, se encantou com o casal que tem uma trajetória de vida sofrida, cheia de conquista e muito amor. Benedita na publicação desta matéria está com 83 anos e Manoel 89 anos.

Na sequência entrou em contato com a Laiza e após conversa, ela enviou o texto a seguir que será publicado na íntegra.  

O Documentário: "Benedita e Manoel" foi desenvolvido como parte da pesquisa de Mestrado intitulada "Benedita e Manoel: memórias do fenômeno migratório (Nordeste e Sul)" publicada em 2021 pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e de autoria da Professora e Pesquisadora Laiza Campos, sob orientação do Prof. Doutor Jorge Pagliarini Jr.

A pesquisa investigou o processo migratório de nordestinos para o Paraná a partir das memórias de Benedita e Manoel, avós da pesquisadora, que migraram da Bahia, na década de 1960, para Paranavaí e, após 12 anos fixaram-se no município de Ubiratã, interior do Paraná.

O objetivo foi analisar as narrativas conflitantes sobre a memória e identidade do Paraná que, historicamente, silenciou a presença destes migrantes em seu território e priorizou a presença de migrantes estrangeiros, notadamente europeus.

Ao mesmo tempo, a pesquisa enfatiza a importância da memória e os desafios da pesquisa científica diante de dilemas éticos e afetivos - no sentido de afetar-se positivamente ou negativamente - quando o sujeito que pesquisa é também parte do fenômeno pesquisado como na relação de parentesco estabelecida entre a Pesquisadora e os sujeitos históricos estudados: Benedita e Manoel.

O documentário, por sua vez, dialoga com o texto dissertativo, mas não pretende ser uma tradução em imagem, som e movimento dele. Pelo contrário, a narrativa fílmica é um processo inteiro, oposto e único. A memória e o afeto expressam-se nas cenas, deixando as ponderações analíticas suspensas e abrindo espaço para a identificação, o reconhecimento e, por vezes, a emoção.

Dados pessoais e técnicos:

Pesquisadora: Laiza Suelen B. Campos

Formada em História e Mestra em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Atualmente, faz parte do Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Ensino Público do Paraná, atuando como professora de História.

Orientação: Jorge Pagliarini Junior

Programa: Programa de Mestrado em História Pública

Documentário:

Direção e roteiro: Laiza Suelen B. Campos

Filmagem: Eliza Pazinato e Diego de Melo

Filmagem e fotografia: Diego de Melo

Trilha Sonora: Produtora 044Hits

 

Aqui o link CLIQUE AQUI para todos e todas assistirem e imaginarem a história verídica de tantos e tantas, iguais ao casal  Benedita e Manoel.