quarta-feira, 18 de junho de 2025

OFICINA SOBRE COTAS RACIAIS PROMOVE REFLEXÃO NO COLÉGIO ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO

Alunos que apresentaram a oficina, junto com seus amigos de classe e a Professora Claudia.
Alunos que apresentaram a oficina com o diretor Valdair, Professoras Nair e Lilian do Colégio Estadual, e a Professora Claudia da Unespar.
Professora Claudia Unespar, junto com os professores e diretor do Colégio Estadual.

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As acadêmicas e o acadêmico do 3º ano de História que idealizaram a oficina Cotas Raciais: Fátima, Aline, Karine, Anderson e Francieli.
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O Blog do Maybuk na medida do possível divulga trabalhos acadêmicos importantes e significativos para a Sociedade. O editor professor Sérgio Luiz Maybuk que não pode comparecer ao evento, solicitou fotos e um texto (que será publicado a seguir  na íntegra) para a acadêmica Aline Ambrósio que gentilmente atendeu o pedido.  

No dia 17 de junho de 2025, acadêmicos do 3º ano do curso de História da Unespar – Campus Campo Mourão realizaram uma oficina no Colégio Estadual de Campo Mourão com o tema Cotas Raciais. A atividade fez parte da extensão da disciplina Ensino de História e Relações Étnico-Raciais, ministrada pela professora Dra. Cláudia Niching, e teve como objetivo sensibilizar e informar os participantes sobre a importância das políticas afirmativas no contexto educacional brasileiro.

A equipe responsável pela oficina foi composta pelos estudantes Aline, Anderson, Fátima, Francieli e Karine, que ministraram a atividade para as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio noturno, sob responsabilidade da professora Nair. O grupo foi calorosamente recebido pelo diretor da escola, professor Valdair, e pelo corpo docente. Estima-se que aproximadamente 60 a 70 pessoas estiveram presentes, entre alunos e professores.

Durante cerca de duas horas, a oficina abordou questões históricas e sociais relacionadas às cotas raciais, discutindo a evolução dessa política pública, seus fundamentos legais, os desafios enfrentados e os impactos positivos já observados na luta contra a desigualdade racial no país. Também foram tratados, ainda que de forma breve, temas como as cotas para estudantes de escola pública e indígenas, evidenciando a complexidade e a amplitude do debate sobre inclusão no ensino superior.

A atividade contou ainda com a valiosa participação de Lucas Alexandre, representante do NERA – Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais da Unespar, que compartilhou com os presentes as ações do núcleo e a importância do engajamento institucional nas pautas antirracistas.

A oficina foi marcada por escuta, diálogo e reflexão. Para os acadêmicos envolvidos, a experiência representou não apenas um exercício pedagógico, mas também um compromisso ético com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Colégio Estadual de Campo Mourão demonstrou, com essa abertura, que a escola pode e deve ser espaço para o enfrentamento do racismo e para o fortalecimento da consciência crítica entre jovens estudantes. Que mais ações como essa possam se multiplicar, promovendo educação transformadora em todos os cantos do país.

 

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