segunda-feira, 26 de maio de 2025

JOÃO GABRIEL BOROSKI - AUTISTA QUE FEZ BONITO NA APRESENTAÇÃO

FOTO 01 - A MÃE ANDRESA E O FILHO JOÃO GABRIEL
FOTO 02 - JOÃO GABRIEL
FOTO 03 - PROFESSORA ROSANGELA - DA DISCIPLINA QUE PRODUZIU O VÍDEO 
FOTO 04 - DIRETORA DA ESCOLA PROFESSORA MARLENE

 FOTO 05 - JOÃO GABRIEL COM A PROFESSORA ROSELEI - DA SALA DE ALTAS HABILIDADES

O Editor do Blog do Maybuk professor Sérgio Luiz Maybuk, ao visitar sua mãe em Roncador-PR, conversou com a vizinha professa Rosangela das Graças Nogueira de Meira (foto 3) e ela disse que acompanha as suas publicações e gostou muito da publicação que tratava da cegueira social, publicação no Blog intitulada “UM BELÍSSIMO TEXTO SOBRE CEGUEIRA SOCIAL ESCRITO PELA CLEUSA PIOVESAN) em 19/05/25 que é uma grande escritora paranaense residente em Capanema-PR.

A professora disse que iria levar o texto para discussão com seus alunos na disciplina projeto de vida. E depois de um pequeno debate sobre o tema, ela mostrou um vídeo de um estudante autista dela, a partir de uma dinâmica específica que será apresentada na presente publicação.

O professor Maybuk adorou o vídeo e lembrou que tinha publicado no Blog uma matéria intitulada AUTISMO: AS PECULIARIDADES DE UM MUNDO AZUL NO MERCADO DE TRABALHO - NA UNESPAR CAMPO MOURÃO) em 14/02/25, oriundo de um belo projeto orientado pelo professor dr. Fred Maciel e executado no curso de história da Unespar campus Campo Mourão, pelos/as estudantes Aline Cristina Ambrósio, Francieli Bengozi Machado, Karine Lopes dos Santos, Anderson José Loures e Fátima Fonseca.   

Imediatamente o professor Maybuk entrou em contato com a diretora da Escola Estadual Ulysses Guimarães de Roncador-PR., professora Marlene Costa de Oliveira (foto 4), explicando a intenção da matéria. Foi muito solícita e há testemunho de que ela sempre apoia professores da Escola em atividades diferenciadas.

Na conversa com a diretora, obteve o contato de Andressa Boroski (foto 1 ao lado do filho) mãe do estudante João Gabriel Boroski (que é menor). Obteve também o contato da professora Maria Roselei Bertão Machado  que acompanha o estudante da Sala de Altas Habilidades no Contraturno.

O Blog do Maybuk então passou a buscar depoimentos importantes sobre o João Gabriel.  

Inicialmente obteve a Dinâmica desenvolvida pela professora Rosangela das Graças Nogueira de Meira, na disciplina “Projeto de vida” no segundo ano do Ensino Médio.

Uma dinâmica que procurou levar os/as estudantes a exercitarem e tentarem buscar o seu autoconhecimento, utilizando a “Roda dos Sentimentos” - que é uma ferramenta para ajudar o/a estudante a identificar emoções que vivencia. Uma vez que o/a estudante compreende melhor suas emoções, pode aprender boas maneiras de lidar com eles.

Segundo a professora, iniciou a aula com a música "Caçador de Mim" um dos maiores sucessos do grande Milton Nascimento, de autoria de Luiz Carlos Sá (da dupla Sá & Guarabira) e Sérgio Magrão. Pediu aos alunos que prestassem atenção na letra. Conversaram sobre as emoções e temas abordados na música, relacionando-os com a busca pelo autoconhecimento.

Apresentou um guia de cores e discutindo o significado emocional de cada cor. Pediu aos alunos que escolhessem cores que representassem suas emoções e aspectos de suas personalidades.

Orientando os alunos na criação de um esboço de auto-retrato, utilizando as cores escolhidas. E no decorrer das  aulas os alunos escreveram  a  paródias da música "Caçador de Mim", incorporando suas experiências pessoais e reflexões sobre autoconhecimento.

Os alunos foram convidados a apresentarem seus auto-retratos e as  paródias para a turma.

Facilitando  uma discussão sobre o que aprenderam sobre si mesmos através do processo. Reforçando a importância do autoconhecimento e da expressão pessoal no desenvolvimento de um projeto de vida significativo.

Depois o Blog obteve o depoimento professora da Sala de Altas Habilidades/Superdotação: Maria Roselei Bertão Machado:

O aluno João Boroski, do 2º Ano do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Colégio Estadual Ulysses Guimarães, frequenta no contraturno a Sala de Altas Habilidades/Superdotação com habilidade na área de História. Demonstra um talento notável pelos assuntos relacionados a essa área, com foco e dedicação nas leituras e pesquisas:

Apresenta paixão pelos assuntos relacionados a guerras;

Memória excepcional a datas, períodos e fatos históricos;

Capacidade de análise, interpretação e narrativa complexas com facilidade, fazendo as conexões entre os diferentes eventos históricos, com senso crítico;

Explora os temas históricos de forma autônoma e aprofundada;

É um aluno que tem um grande potencial, muito inteligente, com ótimas notas nas diversas disciplinas, sempre com destaque na sua turma.


Finalmente o Blog obteve o emocionante  depoimento de Andressa Boroski, mãe do João Gabriel:

O João Gabriel sempre foi uma criança muito desejada desde a sua gestação, ele foi esperado com muito carinho e desde que nasceu ele sempre nos trouxe muita alegria sabe.

Conforme os anos foram se passando a gente notou que o João teve um atraso muito grande na sua fala e em alguns comportamentos dele, a gente via que eram bem diferenciados das outras crianças até que ele teve o diagnóstico do autismo.

Depois do diagnóstico dele a gente começou a buscar conhecimento nas terapias as fonos, as psicólogas, tudo o que pudesse estar ajudando no desenvolvimento do João Gabriel. 

E assim a minha vida na verdade sempre foi se empenhar prá que ele pudesse estar cada vez mais se desenvolvendo, ele sempre foi uma criança muito feliz e assim a dedicação que eu sempre tive com ele, eu conseguia ver assim os pequenos detalhes, a evolução dele, sabe, cada ano que se passava a gente via que ele tinha um aprendizado a mais, um conhecimento a mais, mesmo as vezes sendo com passos bem devagar.

Mas ele agora com os seus 16 anos, já a gente consegue ver a evolução, a transformação que teve na vida do João Gabriel, então todo nosso empenho desde que ele nasceu prá ele estar tendo, a gente fala assim uma vida tranquila, uma vida assim com muito amor, com muito carinho, a gente sempre teve muita paciência com ele e tudo isso hoje, já a gente vê que foram frutos dessa caminhada que a gente teve com ele.

As duas escolas em que o João Gabriel ele  já passou que foi da Nossa Senhora das Graças que ele foi desde o infantil até o quinto ano e depois do sexto ano, e agora ele se encontra no segundo ano do ensino médio na Ulisses Guimarães sempre a gente teve assim uma parceria, sempre caminhamos juntos, eu sempre muito presente na escola, os professores assim, todos, a gente têm, a gente se comunica muito e consegue vê nos desafios diários que o João Gabriel, a gente sempre busca a melhor forma de estar interagindo com ele e nisso o João Gabriel assim, é uma criança espetacular.

Ele tem assim um aprendizado muito fácil assim, ele aprende muito rápido, ele tem uma inteligência assim que é algo extraordinário sabe, assim a gente fala que, a gente nem sabe como ele consegue aprender tão rápido, ele tem uma visão do mundo, assim com uma alegria assim contagiante.  

O Blog do Maybuk espera que a matéria sobre João Gabriel contendo os importantes depoimentos das professoras e especialmente da mãe, sirva para ajudar outras mães, sirva para aguçar a sensibilidade de professores e incentivo para outros autistas e a sociedade como um todo.

E Finalmente publica-se aqui o vídeo com a bela performance do João Gabriel:



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.