segunda-feira, 31 de março de 2025

BELO PROJETO CLUBE LEIA MULHERES EM CAMPO MOURÃO-PR

As coordenadoras atuais 
Primeiro encontro realizado no ano de 2019
Encontro no ano de 2019
Encontro no ano de 2019
Encontro no ano de 2024
Encontro no ano de 2024
Encontro no ano de 2024
Primeiro encontro no ano de 2025

 Cronograma do ano de 2025

O Blog do Maybuk foi criado em 2008 e dentre vários objetivos, um deles é divulgar literatura, escritores e projetos envolvendo leitura, fundamentais para o crescimento intelectual das pessoas.

 Sobre o belo projeto clube Leia Mulheres existente em Campo Mourão-PR foram encaminhadas para as atuais coordenadoras, algumas questões e elas tinham a liberdade de responderem o que desejassem além             do complemento de outras informações que considerassem necessárias.

 O Blog e seus/suas  leitores/as deseja saber das coordenadoras: Nomes das coordenadoras ; Origem dessa iniciativa em Campo Mourão; E em outros lugares, se existirem; Membros que frequentam regularmente os encontros; Exigência para frequentar; Dinâmica dos trabalhos, escolha de leituras, compromissos etc; Proposta de publicação de textos dos membros ou alguma outra forma de divulgação , redes sociais etc; Disponibilização de fotos de reuniões e/ou eventos; Mensagem que a coordenadoras deixam para quem acompanha o Blog.

O Leia Mulheres é um projeto que surgiu em 2014, inspirado pela iniciativa #ReadWomen2014 da escritora britânica Joanna Walsh, com o objetivo de incentivar a leitura de obras escritas por mulheres e promover debates literários. No Brasil, o projeto foi iniciado em 2015 por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, e desde então se expandiu para mais de 100 cidades, incluindo Campo Mourão, no Paraná.

Em Campo Mourão, o grupo teve início em 2019, coordenado pelas então estudantes de Letras: Dayhara Martins e Isabela Munhoz. A primeira obra discutida foi O quinze de Raquel de Queiroz, tendo a mediação realizada por Wilma Coqueiro. Em 2020, ano de início da pandemia Covid-19, ainda que com uma redução de obras, houve encontros remotos e foram discutidas 4 obras, entre elas, Olhos d’àgua, de Conceição Evaristo (ainda em encontro presencial) e A amiga genial, de Elena Ferrante.

Após um período de intervalo em função do agravamento da pandemia, o grupo retomou suas atividades em 2022, já sob a nova coordenação de Mirian Cardoso da Silva, Renata Teixeira de Castro Tobaldini e Wilma dos Santos Coqueiro, e com foco em diversidade de gêneros e estilos de autoras, contemplando tanto as mais clássicas como Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, quanto as mais contemporâneas como Aline Bei, Tatiana Salém Levy, Cristiane Sobral e Eliana Alvez Cruz.

Atualmente, em Campo Mourão, o grupo é mediado por Aline Cristina Ambrósio, Renata Teixeira de Castro Tobaldini e Wilma dos Santos Coqueiro. Os encontros são organizados para discutir bimestralmente obras de autoras femininas, abrangendo uma variedade de gêneros, estilos e temas, além de autoras de etnias diferentes e outros países. Para 2025, estão previstas as discussões das obras Mata Doce, de Luciany Aparecida, em encontro ocorrido em 29 de março, O vento sabe meu nome, de Isabel Allende, Oração para desaparecer, de Socorro Aciolli, Singela poesia, de Aline Ambrósio, e Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.

Tanto homens quanto mulheres podem participar do grupo, porém as mediações são conduzidas exclusivamente por mulheres. Os encontros acontecem a cada dois meses, oferecendo tempo suficiente para que todos possam realizar a leitura. As discussões, que não têm caráter acadêmico, são baseadas nas vivências e percepções dos participantes, evidenciando como a obra literária de autoria feminina impacta e emociona de maneiras distintas, dependendo do contexto de cada leitor(a), de sua leitura e recepção. Atualmente, cerca de quinze pessoas participam ativamente. As reuniões acontecem na Livraria Amo Livros, às 15h, geralmente no último sábado do mês, com debates que duram entre uma hora e meia e duas horas.

Participar do Leia Mulheres é uma excelente oportunidade para explorar a literatura produzida por mulheres, ampliar horizontes e engajar-se em discussões enriquecedoras sobre diversas perspectivas e experiências femininas.

O endereço no instagram, @leiamulherescampomourao .


Um comentário:

  1. Realmente muito esclarecedor. Não tinha conhecimento dessa abrangência e agradeço por sua colaboração.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.