terça-feira, 16 de abril de 2024

BELO DISCURSO DO FORMANDO DE PEDAGOGIA SAMUEL FIGUEIREDO - UNESPAR CAMPO MOURÃO









No dia 10 de abril de 2024 a Unespar campus de Campo Mourão-PR realizou no Celebra Eventos a formatura 2023 dos cursos de Ciências Humanas e da Educação.
O evento organizado pela Camargo Eventos e institucionalmente por Andreia Albuquerque, Andreia Denise da Silva Eira, Dolores Leal,  Jeniffer  Thalia do Prado da Costa,  Maria Angela Facco, Mirele Porto do Prado, Meire Jacqueline Bassetto, a Chefe da Divisão dos Assuntos Estudantis professora Jacqueline Costa Sanches Vignoli e o mestre de Cerimônias foi Joab Jacometti de Oliveira.

As autoridades que estavam presentes na mesa de honra,  o prefeito Tauillo Tezelli,  o ex-diretor da Unespar Campo Mourão professor Eder Rogério Stela representando o deputado estadual Márcio Nunes, o Procurador Jurídico da Unespar  professor me. Paulo Sérgio Gonçalves representando a Reitora professora dra. Salete Machado Sirino, o diretor do campus professor dr. João Marcos Borges Avelar, a vice-diretora do campus professora me. Ceres América Ribas, o Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação professor dr. João Henrique Lorim e a homenageada da noite professora aposentada Elaise Mara Ferreira Crepaldi que era lotada no Colegiado de Pedagogia. 

Também estava presente o Chefe da Divisão de Extensão e Cultura professor me. Sérgio Luiz Maybuk e a Diretora de Assuntos Estudantis professora dra. Analeia Domingues. 

O blog do Maybuk publica aqui na íntegra o discurso crítico do formando de pedagogia Samuel Figueiredo.

Hoje nos reunimos aqui para celebrar o término de um ciclo e a conquista de uma formação acadêmica. Assim como nas diversas culturas ao redor do globo (e sim, a terra não é plana), estamos aqui em um ritual de passagem, que neste caso, marca a transição intelectual dos diversos formandos aqui presentes. Neste período de formação nós nos deparamos com diversas situações que transformam, não somente o nosso estado de desenvolvimento do conhecimento, mas também nos transformam como seres humanos. Conhecemos pessoas, fazemos amizades, as vezes brigamos, como em qualquer relação humana, mas sempre damos um jeito de ir além e buscar o melhor em cada uma dessas situações. (ainda bem que eu, particularmente, não briguei com ninguém)

pausa

Mas falando sério, a mensagem que eu gostaria de passar nesta noite é a seguinte... sintam-se orgulhosos!

Orgulhosos, pois somos as turmas que enfrentaram 2 anos de pandemia.

Orgulhosos, pois enquanto tínhamos que olhar para uma tela de celular durante uma manhã inteira, dividíamos a atenção com a ansiedade de um portão trancado há dias, com a preocupação de um familiar adoecer, de sermos a causa do adoecimento de alguém que amamos, com a ansiedade da eminente morte, que talvez por sorte, não viria nos acometer.

Enquanto aprendíamos sobre a importância do conhecimento científico para a construção de uma humanidade mais benéfica, para a construção de uma convivência mais empática, assistíamos políticos superfaturando vacinas a custo da vida de centenas de milhares de pessoas.

Nos últimos anos assistimos a destruição do museu nacional, vimos universidades em desespero, pois não tinham garantia se continuariam funcionando, vimos o pantanal queimar enquanto o ministro do meio ambiente se preocupava em atacar ong’s.

 Enquanto aprendíamos sobre as etapas do desenvolvimento da psique humana, tínhamos que tentar convencer as pessoas de que não existia esse tal de “kit gay”

Pausa

Sintam-se orgulhosos! Pois talvez vocês façam parte da primeira geração da sua família a entrar e se formar em uma universidade. Pois existe a possibilidade de seus esforços modificarem as vidas das próximas gerações. E mesmo que ninguém tenha dito isso ainda para vocês, mas seus esforços em chegar até aqui é motivo de grande orgulho.

Portanto...

Familiares, sintam-se orgulhosos! Professores, sintam-se orgulhosos!

Formandos, sintam-se orgulhosos.

Pois em um sistema que claramente se importa com uma educação que visa a produção de mão de obra, persistir e finalizar uma licenciatura mostra, no mínimo, força de vontade.

Que esta força de vontade nos conduza a uma prática, antes de tudo, humana. Que as dificuldades enfrentadas sirvam para nos humanizar perante a dor do outro e não o contrário.

Que independente dos títulos que nós carregamos, independente dos diplomas que conquistemos, que não nos esqueçamos que do outro lado do processo educacional... está outro ser humano em formação.

Que esta força de vontade permaneça em nós quando as dificuldades aparecerem.

Que se cairmos algumas vezes, tenhamos força para se levantar tantas vezes mais!

Por isso, orgulhem-se! Pois mesmo com as dificuldades, nós vencemos.

Para finalizar gostaria de chamar a atenção, pois estamos presenciando diversos conflitos no planeta, onde diversas pessoas inocentes pagam o preço pela ganância de poucos. Estamos em um momento da história, em que, se não tomarmos medidas significativas em relação ao nosso modo de produção e consumo, não haverá planeta habitável para as próximas gerações. Que nossa formação não pare no discurso, pois como disse Lenin: Qualquer poder que não esteja na materialidade, é mera ilusão. Ou seja, qualquer discurso que não venha acompanhado de uma prática, é ilusão.

Que o orgulho que devemos sentir e experienciar no dia de hoje, nos conduza ao orgulho de fazer parte da transformação, positiva, de outros indivíduos.

Pois a educação, pode até não mudar o mundo, mas muda os indivíduos e estes sim, estes mudam o mundo. 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.