terça-feira, 26 de março de 2024

EXPOSIÇÃO "ENTRETEMPOS" - GRUPO FALANDO DE ARTE CONTEMPORÂNEA - NITEROI-RJ








 

O Blog do Maybuk sempre que possível, divulga manifestação de Arte e Cultura.

A presente publicação refere-se à EXPOSIÇÃO "ENTRETEMPOS" - GRUPO FALANDO DE ARTE CONTEMPORÂNEA – Espaço Cultural Correio em Niteroi-RJ e dentre os/as artistas expondo suas obras, está a professora aposentada Unespar/UEL Zueleide Casagrande de Paula (nome artístico Zucapaula).

Artistas : Adriane Celli, Angela Mello, Antonio Miranda, Grasi Fernasky, Jorgete Gac, Karin Schwarzer, Ligia Calheiros, Marcia Rommes, Sandra Passos, Sandra Tavares, Zizi Pedrossa e Zucapaula. Curadoria: Jô Vigorito.

A seguir na íntegra um texto que está publicado no local escrito pela Curadora Jô Vigorito:

 

ENTRETEMPOS

 

As obras que compõem esta coletiva são oriundas de pesquisas, reflexões e discussões empreendidas na dinâmica das reuniões de um grupo que pensa arte contemporânea desde 2017. Os artistas mergulharam na construção do conceito de entretempos em diálogos com seus fazeres artísticos e na diversidade de suas trajetórias.

Comprometidos com seus processos indagaram: o tempo presente é um entretempo? Pensar entretempos teria como ponto de partida a ideia de construção ou de reconstrução?  Uma obra de arte pode evocar entretempos?

A Teoria da Relatividade nos diz que a nossa percepção do tempo é relativa, sendo assim, o conceito de tempo tem na sua essência o ser flexível, depende do referencial a partir do qual o compreendemos.  O próprio conceito de uma obra de arte pode residir nas pausas e nas relações entre elementos. Na arte os espaços entre a ação e a inércia, entre o visível e o invisível, geram momentos de transição criam os entretempos. Uma imagem se compõe de forma e conteúdo. O que existe além da imagem é um espaço de reflexão que constrói a oportunidade de o espectador preencher subjetivamente a obra para além da concepção criada pelo artista no diálogo entre ritmo, tempo, movimento e vivências culturais.

Os artistas do Grupo Falando de Arte Contemporânea têm a consciência que o diálogo da arte com os tempos atuais invade o espaço, altera a cronologia, experimenta efervescências e instabilidades. Neste contexto, John Wheeler disse: “O tempo veste um traje diferente para cada papel que desempenha em nosso pensamento”. Não podemos nos esquecer que as memórias, as lembranças, o tempo e o espaço estão intrinsecamente ligados e os artistas em suas criações se alimentam dessa relação enquanto processos contextualizados no momento presente adaptado as suas percepções e necessidades.

As obras aqui apresentadas em suas diversas linguagens nos convidam ao entretempo, a pausa, a reconstrução de um pensar subjetivo e criativo envolto no tempo veloz e fugaz no qual vivemos. Parar, questionar e refletir é tarefa que a arte abraça e nos permite a construção de um tempo de lucidez reflexivo e crítico.

                                                                               

                                                                                                                Jô Vigorito

 


2 comentários:

  1. Zucapaula (Zueleide Casagrande de Paula)26 de março de 2024 às 07:42

    Muito obrigada Maybuk! Lisonjeada por divulgaram a nossa exposição! Integro o grupo falando de arte e fui convidada por Jô Vigorito, uma das melhores curadoras do Rio de Janeiro/RJ. Honrradissima em expor com esse grupo de artistas! Um abraço de Zucapaula

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Maybuk! Muito feliz por integrar esse grupo de arte e ter sido convidada por Jô Vigorito, essa curadora das mais competentes da cidade do Rio/JR.

    Uma alegria imensa estar em seu blog! Gratidão! Se for ao Rio ate 27/04 de uma chegada a Niterói e visite nossa exposição, não vai se arrepender!!! A exposição esta linda, o Centro Cultural é maravilhoso e Niterói tem lugares lindos e excelentes restaurantes! 😍😘🌻

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.