terça-feira, 2 de janeiro de 2024

ESTANISLAU DZIUBATE E UMA RICA HISTÓRIA


Foto cedida pelo jornalista Claudinei Prado do Site www.panoramaregional.net.br

O Blog do Maybuk publica um texto de seu Editor Sérgio Luiz Maybuk:

Ontem na hora do almoço, recebemos a triste notícia do falecimento do querido pioneiro de Roncador-PR Estanislau Dziubate.

Para a história de Roncador-PR ele será lembrado pelos mandatos de vereador e pelo mandato de vice-prefeito.

Para a minha família, meu pai Júlio Maybuk de saudosa memória que nos deixou em 2020, minha mãe Inês, minhas irmãs Rose Mari e Rosane temos muitas lembranças pessoais.

Nossos pais são compadre e comadre. 

Seu Júlio e seu Estanilslau que agora vão se encontrar no outro plano, foram taxistas e trabalharam por muitos anos, umas quatro quadras de suas residências.

Meu pai tinha casa na Rua Amazonas, uma quadra e meia da casa do seu Estanilslau na Avenida São Pedro.

Eu particularmente me lembro de uma pequena sorveteria que seu Estanislau tinha do lado da casa.

Lembro do Casal Estanislau e Leonor sempre na Igreja. Ele aquele homem de grande estatura e elegância e ela de pequena estatura e aquele sorriso bondoso e voz suave.

Dos filhos eu tive mais contato com a Clarice (estudamos juntos) e o Ivo (trabalhamos na mesma atividade - auxiliar de farmácia). Mas tenho um carinho muito especial pela Inês, Elza e Eleni. Sempre que nos encontramos sempre temos ótimas conversas.

Meu tio Édio, irmão do meu pai que mora em Pitanga-PR, sempre que vinha na nossa casa almoçava e logo dizia, vou lá visitar o Estanislau.

Lembro do pai contando o dia dele e do compadre na época de taxistas.

Eu que era bem menino vi e acompanhei o asfaltamento da Avenida São Pedro, bem ali em frente a casa do Seu Estanislau. Ontem e hoje acompanhei naquela casa linda, as despedidas daquele senhor de 89 anos recebendo carinho da família toda, filhos, filhas, genros, noras, netos e netas, outros parentescos e uma infinidade de pessoas da cidade e da região.

Rezas, cânticos e palavras lindas não faltaram. Tando do padre ucraniano quanto do afilhado do seu Estanislau, diácono Ladislau Petroski com belíssima voz e oratória.

Seu Estanislau poderia ter sido velado na Câmara de Vereadores, mas a família atendeu o pedido e fez na sua própria casa em que morou por tantos anos.

O prefeito Vivaldo Lessa pelo Decreto 01/2024 decretou luto oficial por 2 dias.

Descanse em paz seu Estanislau e que Deus conforte os corações dos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.