sexta-feira, 15 de setembro de 2023

ENTREVISTA COM O ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO HAITIANO VANIS SAINT VICTOR



 

O Blog do Maybuk pretende fazer algumas entrevistas com irmãos e irmãs vindos/as de outros países. Já fez uma entrevista com um mestrando de Moçambique e agora entrevista um jovem estudante do Haiti.

Ele é estudante de administração da Unespar campus de Campo Mourão-PR e é bolsista de um dos projetos de extensão.

Na sequência os questionamentos e respostas:

O Blog deseja saber seu nome completo e que você fale um pouco sobre sua família, características do seu país e do local em que você estava morando antes de vir para o Brasil.

Sou VANIS SAINT VICTOR, tenho 23 anos e moro aqui no Brasil há 5 anos. Cresci em uma família monoparental, pois a minha mãe faleceu quando eu tinha 5 anos.  Meu pai e duas de minhas irmãs moram em Curitiba (elas nasceram lá) e o resto da família está no Haiti.

Para quem não sabe, o Haiti é a primeira república negra do mundo, vejo o país como uma grande nação com uma história rica, e uma terra abençoada com bastante recursos naturais e a fertilidade, porém empobrecido por falta de uma boa gestão e uma relação internacional que não está em seu favor.

O Blog deseja saber como surgiu a ideia de estudar no Brasil e como se deu esse processo até o início das aulas.

Desde criança eu tive o sonho de estudar numa instituição internacional para ampliar mais conhecimentos, e em 2018 surgiu a oportunidade de ingressar no país, ao chegar no Brasil a primeira coisa que corri atrás era um colégio para eu terminar o ensino médio, desde então a aventura começou e não pretendo parar aqui pois o sonho está se tornando maior a cada meta alcançada.

O Blog deseja saber o que o Curso de Administração e a convivência na Unespar campus de Campo Mourão proporcionou mudanças na sua vida.

Para mim, o curso de Administração é como uma fábrica, todos os dias está me trazendo coisas novas para criar a minha pessoa, para melhor administrar meu tempo, meu dinheiro e até a minha relação social pois está trazendo várias conexões e experiências profissionais.

O Blog deseja saber nesse período em que está morando no Brasil, o que você vê de aspectos positivos aqui e se desejar responder, o que você vê de aspectos negativos.

O Brasil é um país que oferece bastante oportunidades aos imigrantes e geralmente os imigrantes tem mais de 75 % dos mesmos direitos que o Brasileiro (trabalho, educação, saúde, programas governamentais etc.) Na minha opinião, o Brasil é o único do mundo que trata tão bem os imigrantes. No entanto, o não reconhecimento de diplomas e muitas vezes o preconceito afetam bastante muitos imigrantes.

O Blog deseja saber o que você sente mais falta de seu país, nesse período no Brasil.

Eu sinto a falta dos amigos, das nossas tradições, as minhas viagens nos interiores, a nossa comida (não tem como esquecer uma coisa tão boa JJJJJ). Eu acho que esta entrevista não é suficiente para falar sobre todo que sinto falta do meu país, mas vivendo no Brasil, eu aprendo a me adaptar e tentar novas coisas.

O Blog deseja que você deixe uma mensagem a nossos leitores e ao seu povo do Haiti.

Aos Leitores e aos meus queridos irmãos haitianos, gostaria de dizer que ainda tem esperança, e cada dia é uma oportunidade de recomeçar, de tentar de novo, e melhorar. Não desista, apreenda e continuar a fixar no seu objetivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.