segunda-feira, 9 de maio de 2022

DUAS VIDAS BEM VIVIDAS - AUTORIA BENEDITA LIMA CRISTÓFOLI



O Blog do Maybuk por meio de seu editor professor Sérgio Luiz Maybuk, sempre que possível apresenta e sugere alguma obra literária produzida por residentes de Campo Mourão-PR e região.

Na presente publicação alguns comentários referente a obra "Duas vidas bem vividas" de autoria de Benedita Lima Cristófoli, imortal da Academia Mourãoense de Letras e também associada da Associação Mourãoense de Escritores - AME. Além da obra em questão a autora possui outras publicações.

A Obra foi publicada na SCORTECCI EDITORA de São Paulo-SP - Revisão: Helena Martins Pepino, Organização: Jucy Angela Cristófoli, Fotos: Acervo Pessoal da Autora, Arte de Capa: Daniela Jacinto, Imagem de Capa: Pixabay e Pngegg, Diagramação: Dayse Silva e Bibliotecária: Camila Dois Hartmann.

A obra produzida retrata as trajetórias sofridas de duas mulheres iluminadas e por elas mesmas identificadas como abençoadas. Uma de Campo Mourão-PR e outra de Porto Alegre-RS. Uma por ter dezenas de filhos de outras mulheres, que acolheu para si por determinados períodos de suas existências e outra com quase uma dezena de filhos biológicos. Ambas em contato direto com crianças/adultos especiais o que torna a responsabilidade ainda maior. 

Quem lê a obra, se tiver um mínimo de sensibilidade sentirá na alma cada pequena história contada pelas personagens e brilhantemente reproduzidas pela autora. Tanto a vida bem vivida da "Jacira" quanto a vida bem vivida da "Mafalda" daria um filme, porque com certeza devem ser trajetórias semelhantes de outras tantas mulheres guerreiras do bom combate, espalhadas pelo imenso Brasil de condições sócioeconômicas de uma desigualdade de renda e riqueza brutais relacionada à primeira história e esses mesmos aspectos acrescidos do machismo covarde no caso da segunda história.

As duas histórias lindas e de pura emoção e sensibilidade à flor da pele, só foram possíveis de serem apresentadas ao mundo, graças a mulher extraordinária chamada Benedita Lima Cristófoli. Quem tem o privilégio de conviver com ela vai ficará encantado com a vitalidade,  alegria, a beleza e vontade de viver da incansável escritora. O desânimo perto dela não faz morada e ela irradia um "bálsamo de vida".

A imortal Benedita atualmente desfruta de algumas regalias econômicas e as merece. Tem uma família linda de adultos bem sucedidos e de crianças e adolescentes encantadores. Duas delas inclusive emocionaram o público no dia do lançamento.

A Benedita  que deu um exemplo extraordinário ao se formar em pedagogia depois dos 60 anos, também deve ter tido uma história de luta, de vencimento de obstáculos, talvez de dificuldades financeiras, de desilusões. Não é fácil ser mulher no Brasil machista desde sempre. É preciso ter muita garra, muita fé, muita vontade de viver. Sabemos que a Benedita pretende publicar outras obras "ela disse isso ao pé do ouvido do editor do Blog do Maybuk no dia lançamento", inclusive deu satisfação sobre sua fala ao microfone, como se ela precisasse dizer alguma coisa, majestosa do jeito que estava e por tudo que já produziu, somente sua presença já bastava.

Quem conhece a imortal Benedita e quem leu o livro Duas vidas bem Vividas precisa exigir quea ela ou alguém produza uma biografia dela. Ela merece ser conhecida e nós merecemos conhecer sua linda história. 

3 comentários:

  1. Gratidão, Maybuk, importante sua divulgação, seu apoio. Benedita está de parabéns pelas obras q nos entrega! Sucesso à dupla!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário querida professora Sinclair.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão Maybuk! Gostei muito da matéria! Importante divulgar e valorizar os escritores locais e as suas obras.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.