domingo, 13 de março de 2022

EM CAMPO MOURÃO NO SENAC - EVENTO CICLOS DE OFICINAS PARANÁ TURISMO 2026



















No dia 11/03/22 aconteceu no Auditório do SENAC de Campo Mourão o evento Ciclos de oficinas  Paraná Turismo 2026 o qual foi lançado em 2016, que tem como objetivo promover uma transformação no Turismo paranaense e, é composto pelos Planos Operacionais das 15 Regiões Turísticas do Estado.

O Evento do grupo gestor do Paraná Turístico 2026, coordenado pela PARANÁ TURISMO com o apoio das IGRs, (Instâncias de Governança Regional) está realizando o Ciclo de Oficinas para atualizar os Planos Regionais os quais definem ações que são distribuídas entre as instituições que trabalham pelo turismo paranaense.

A Mesa de autoridades foi assim composta:

Presidente da PARANÁ TURISMO, Irapuan Cortes Santos;

Presidente da COMCAMTUR, Jorge Oliveira da Silva;

Representante do SESC, Rafael Gandhi Sarro Camilo de Godoy;

Representante do SEBRAE, Sandro Nasser de Santi;

Representante do SENAC, Reginaldo Coelho;

Representando o professor doutor João Marcos Borges Avelar, diretor da UNESPAR campus de Campo Mourão, professor Sérgio Luiz Maybuk - Chefe da Divisão e Cultura;

Representando os/as prefeitos/as da região, a Secretária executiva da COMCAM, Beatriz Zamora;

Representando o prefeito Tauillo Tezelli de Campo Mourão, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.

Antes das falas de parte das autoridades presentes, o padre Gaspar Gonçalves da Silva fez a benção do evento.

A Equipe da PARANÁ TURISMO, bastante engajada e comprometida no desenvolvimento da Oficina em Campo Mourão, além do presidente Irapuan que fez uma bela fala na abertura, esteve presente com:

Isabella Tioqueta, diretora técnica;

Paulo Custódio, chefe de gabinete;

Douglas Bacaro, coordenador regional de Umuarama;

Priscila Cazarin Braga, assessora técnica;

Velozo Santos, coordenador de comunicação;

E os bolsistas residentes, Jaqueline Ferreira e Everton Kaizer, além dos/as outros/as que acompanhavam diretamente de Curitiba pela via remoto. Destaque-se que tais recém formados/as, com essa oportunidade poderão dar grandes contribuições ao Paraná a médio e longo prazo.

O editor do Blog do Maybuk, professor Sérgio Luiz Maybuk que tem Mestrado em Desenvolvimento Econômico, também participou da Oficina e destaca a participação de algumas pessoas:  

O agricultor Antonio Gancedo, entusiasta do turismo e um dos representantes da consolidada Rota da Fé;

O Servidor da prefeitura de Peabiru, escritor e membro da Academia Mourãoense de Letras, Arléto Rocha, entusiasta do consolidado  Caminhos de Peabiru;

Hilda Correia, Presidente da Casa do artesão de Campo Mourão, uma artesã com longa experiência que fez uma linda fala. Foi chamada de professora de turismo pela palestrante condutora dos trabalhos;

Elizabete Marcheski, economista pela Unespar com Mestrado em Agroecologia pela UEM,  Coordenadora da Educação Ambiental e projetos de sustentabilidade, na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do município de Roncador. Contribuiu muito para o debate;  

A Deviani Paz que segundo o Jorge,  foi um instrumento muito importante para a inserção dos municípios da COMCAM no mapa do turismo e consequentemente para realização do evento;

A Secretária da Associação Comercial do município de Iretama;

E foi fundamental também a presença das professoras Juliana Carolina Teixeira (doutoranda) e  Larissa de Mattos (doutora). Que muito já contribuíram com os municípios da região por meio do Curso de Turismo e Meio Ambiente e colocaram o Curso à disposição para o fortalecimento do turismo regional.

De acordo com o já citado Presidente da COMCAMTUR, a oficina serviu para nortear e orientar os participantes sobre a importância da IGR'S e o principal objetivo para que foram criadas, entre esses a oportunidade de mais emprego e renda através do turismo de sustentabilidade na região.

Para finalizar, foi possível perceber que a equipe da PARANÁ TURISMO  faz um ótimo trabalho, assim como o Jorge e equipe também pela COMCAMTUR.

Foi possível perceber também que infelizmente, há muito mais municípios da região que ainda não estão no Mapa do Turismo e com certeza possuem produtos turísticos a oferecer para a população de turistas, gerar renda, trabalho, emprego, receitas municipais.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.