sábado, 25 de dezembro de 2021

MEU NATAL DE 2021 COM EDUARDO MOREIRA

 O Blog do Maybuk publica texto escrito pelo seu Editor professor Sérgio Luiz Maybuk.

Meu natal de 2021 com Eduardo Moreira


Sou cristão católico mas confesso que nesse período, muitas vezes a falsidade e o dinheiro imperam e o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo passa longe. Eu nunca tenho muito ânimo para tais festividades.


Nesse ano especificamente,  por uma questão muito particular e mais a saudade do meu pai que nos deixou há pouco mais de um ano, não estava com ânimo nenhum para comemorar a referida data.


Para diminuir um pouco meu problema de consciência, por não fazer nada para ajudar a diminuir a brutal desigualdade social no Brasil, comprei uma cesta de alimentos, carnes  e brinquedos em atendimento a uma "carta ao Papai Noel" que recebi e e entreguei num bairro carente de Campo Mourão.


 No dia a dia, na condição de cristão, combato diariamente esse governo da morte que se apoderou do Brasil na esfera federal.


 Morte em todos os sentidos, não só  na grande quantidade  de mortos na pandemia pela omissão e  ação deliberada fruto de um negacionismo medieval e que continua com a canalhice da não vacinação das  criancas mas inclusive  a morte paulatina de todos os  programas sociais que existiam. Mas isso é passageiro, esse pesadelo vai passar e ainda assim a desigualdade social continuará se nada for feito.


Eu, Nair e Joab e outros companheiros e companheiras (que compraram as balas doces) ajudamos um companheiro querido (Chicão) que queria vestir-se de Papai de Noel (eu não teria essa coragem) e ir distribuir balas para as crianças no seu bairro.


Foi quase tudo muito lindo ver ele a pé, chegar nas portas das casas e entregar os pacotinhos que ele mesmo preparou com carinho. Incrível a magia do Papai Noel, crianças mais abastadas, menos abastadas, maiores e menorzinhas e até uma que não era do bairro chegou próximo de carro com o pai e pediu para ganhar e ainda tirou fotos.


A lindeza não foi completa porque um "pai"  não permitiu que o filho fosse até o portão receber o pacotinho e o abraço do Papai Noel . E ainda literalmente mandou o bom velhinho e equipe tomar naquele lugar. Imaginem a frustração  para aquele menino que da janela tinha dito numa grata surpresa "olha o Papai Noel".


Na bíblia tem uma frase que diz  mais  ou menos assim, uma fé sem obras não vale nada.


Até assisti a Missa do Galo e especialmente porque temos o querido Papa Francisco. Ele disse ontem "Deus não cavalga na grandeza, mas desce na Pequenez, lembre-se dos pobres".


Meu Natal fez sentido de fato  porque de ontem para hoje eu li as 141 páginas do livro Travessia - de  banqueiro a companheiro escrito pelo Eduardo Moreira.


Para quem não o moço, ele é um ex-banqueiro eleito em 2013 pela Revista Época Negócios, um dos brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos e em 2019 recebeu o prêmio "Vozes da Resistencia" pela Câmara dos Deputados em Brasília. Além de em outra frente, em 2012 , foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela Rainha Elizabeth II  em Londres pelo esforço em prol da eliminação da violência  no adestramento de  cavalos.


O referido moço cansou de ler estatísticas de pobreza  e brutal desigualdade social e de tanta coisa ruim que se falava na  imprensa sobre o MST e os indígenas. Resolveu conferir e morar uns dias em Acampamentos e Assentamentos do MST, em localidades Quilombolas e no Mato Grosso  do Sul com indígenas para conferir os assassinatos brutalmente praticados por "fazendeiros" contra os guarani-kaiowás (sobre os indígenas tem que ter estômago muuuuito forte para ler os relatos de tanta  brutalidade).


O Eduardo voltou tão impactado dos lugares que conheceu e conviveu, inclusive se alimentando junto com eles que não conseguia mais dormir direito no retorno ao conforto.


Quem tiver o prazer de ler o livro vai se emocionar de ver a luta com vitória, da criação de um sistema de investimento a partir de  R$100 no mercado financeiro com juros baixos para quem captou e juros justos para quem investiu destinados exclusivamente a projetos da agricultura familiar.


Já foram destinados 19 milhões de reais para as cooperativas do MST.  Para os preconceituosos e desinformados de plantão o MST por meio de suas cooperativas por exemplo, é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.


Parabéns ao Eduardo que teve fé mas também foi para as obras.


Feliz natal para todas e todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.