sábado, 4 de dezembro de 2021

LANÇAMENTO DO LIVRO "ENTRE LETRAS E LENTES - 25 ANOS DE ASSOCIAÇÃO MOURÃOENSE DE ESCRITORES - AME"
























































No dia 02 dezembro de 2021 aconteceu um belo evento na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello em Campo Mourão-PR. O lançamento do livro "Entre letras e lentes - 25 anos de Associação Mourãoense de Escritores - AME".

A condução dos trabalhos ficou a cargo da talentosa jovem Izabelle Marrie de Carvalho que inclusive, recebeu uma linda homenagem com flores e palavras de estímulo de reconhecimento da Ester de Abreu Piacentini.

O quadro de autoridades foi composto pela presidenta da AME Silvania Maria Costa, a presidenta da AML Academia Mourãoense de Letras Dalva Helena de Medeiros, Luciana Demetke representando o Secretário Especial de Cultura de Campo Mourão-PR Roberto Cardoso, Rosinaldo da Cruz Maiko presidente mirim da AMEM - Associação Mourãoense dos Escritores Mirins e Antonio José Lemos Filho que fez uma fala muito importante por ter sido fundador da associação e ter sugerido o nome.

Receberam um volume do livro, o fundador  Antonio José Lemos Filho, a AML recebido pela presidenta já citada, Colégio Estadual de Campo recebido pela professora Silvania Maria Costa, Colégio Estadual Osvaldo Cruz recebido pela professora Maria Paschini, Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira recebido pela professora Jomária Andreia Colchon e Unespar recebido pelo professor Sérgio Luiz Maybuk.

O livro foi organizado com todo o carinho e competência pela escritora Silvania Maria Costa, revisado por ela própria e pelas escritoras Dalva Helena de Medeiros e Silvia Novaes. A capa foi feita pela Izabelle Marrie de Carvalho, a diagramação feita pela Tayenne Marrie de Carvalho e impressão e acabamento pela Midiostore.

A Dedicatória foi para as vítimas da COVID-19. "Cada sofrimento humano é o sofrimento de toda a humanidade". 

Na primeira parte há uma retrospectiva interessante com registros e fotos, registrando 125  pessoas que fizeram ou fazem parte da AME.

Há depoimentos de 2021 Sinclair Pozza Casemiro, Cida Freitas, Majô Baptistoni, Elza Paulina de Moraes, José Eugênio Maciel, Cristina Gláucia Schreiner da Motta, Antonio José, Oswaldoir Capelloto e Fátima Saraiva. E resgatados depoimentos anteriores dos saudosos Assabido Rhoden, Amani Spachinski de Oliveira.

Registra-se no livro que estiveram na presidência da AME  Elza Paulina de Moraes, Amani Spachinski de Oliveira (dois mandatos), Antonio José Lemos Filho, Gilson Mendes de Góis (dois mandatos), João Maria de Lara, Cristina Gláucia Schreiner da Motta (dois mandatos), Maria de Fátima Saraiva Ferreira e Silvania Maria da Costa no seu segundo mandato.   

Na segunda parte do livro há 25 fotos belíssimas  sendo de Néia Lambert (seis), Izabelle Marrie de Carvalho (seis), Tayenne Marrie de Carvalho (três), Dalva Helena de Medeiros (oito), Giselta Veiga (duas).

E para cada foto há um belo texto escrito com muito carinho por Ana Aparecida Ceola Ribeiro, Arecélis Aragão, Aurea Assunção Nespolo, Benedita Lima Cristófoli, Cícero Souza,  Cristina Gláucia Schreiner da Motta, Dalva Helena de Medeiros, Ester de Abreu Piacentini, Fátima Braga, Fátima Saraiva, Giselta Veiga, José Carlos Barboni, Márcia Dal Pasquale, Maria Dolores Calegari, Maurício Caldas Carneiro, Max Moreno, Néia Lambert, Nivalda Sguissardi, Pedro Rogério Lourenço Nespolo, Prescila Alves Pereira Francioli (In Memoriam), Sérgio Luiz Maybuk, Silvania Maria Costa, Silvia Fernandes, Sônia Silveira e Zilma Assad. 

Aconteceram vários pronunciamentos mas sem dúvida o mais emocionante foi a homenagem póstuma feita à Prescila Alves Pereira Francioli que deixou o plano terreno em 2021 aos 52 anos.  ASSISTA AQUI  o pronunciamento da presidente  Silvania Maria Costa.

Depois houve uma gostosa confraternização com os parabéns à AME CLIQUE AQUI para assistir o momento . 

Foi uma noite muito linda, com muitos abraços e sorrisos após um longo período de reuniões remotas. Era um momento de comemoração dos 25 anos de existência da AME,  mas havia um sentimento de renascimento para uma vida longa. 

E a AME vai ter vida longa. E a prova disso foi ver no palco as duas crianças. Uma sendo o presidente mirim da AMEM e a outra declamando "Canção do Exílio" aquele do "minha terra tem palmeiras ..." do Gonçalves Dias.  

Viva a AME e amemos a vida que é tão preciosa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.