quinta-feira, 5 de agosto de 2021

LANÇAMENTO DO LIVRO HISTÓRIA E TRAJETÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNESPAR/FECILCAM




 Hoje 05 de agosto de 2021,aconteceu mais um lançamento de livro em Live da AML - Academia Mourãoense de Letras.

A obra intitulada História e trajetória do Curso de Pedagogia Unespar/Fecilcam de autoria da professora Dalva Helena de Medeiros.

O Mestre de cerimônias foi o professor Fábio Sexugi e o lançamento ocorreu numa descontraída e deliciosa interação entre a autora do livro e a professora Dirce Bortotti Salvadori (as eternas mocinhas que o tempo não judia).

As duas professoras são amigas de longa data e companheiras de trabalho e de lutas do Editor do Blog do Maybuk.

Quem assistir a Live (com 110 comentários até o momento da presente publicação),  em que o link será disponibilizado no final, vai testemunhar o que uma internauta destacou "é uma delícia ouvir a Dalva e a Dirce".

A professora Dalva iniciou sua fala cumprimentando internautas, professores e estudantes do Curso de Pedagogia, professores e estudantes do Curso de Formação de Professores do Colégio Estadual, colegas da AME, da AML do Grupo de Pesquisa GERA.

Na interação a professora Dirce disse que o Curso retratado na obra, fez e faz diferença para os educadores da região. Dalva ressaltou que a Dirce foi estudante junto com ela  e que depois foram professoras da Instituição  e trabalharam na gestão. 

Dalva disse que resolveu escrever sobre o Curso porque havia poucos registros sobre o mesmo. Também pela afinidade e o lado afetivo e a preocupação de deixar para novas gerações a história do Curso. 

Dalva explicou sua concepção de história e que o Curso e a Instituição estão imersos  no contexto social. Falou da criação da Instituição e com a criação da Unespar a abrangência se tornou maior, atendendo estudantes de vários Estados do país. 

Dirce ressaltou que no curso tinham perspectivas de futuro e não perceberam que também estavam fazendo história. Dalva  destacou a ação efetiva da realidade com Curso e a criação de oportunidades para muita gente e que na obra, entrevistou por exemplo, ex-professores Agenor e Assabido  e também ex-alunos. 

Dirce fez questão de dizer que a sua turma de 1983 fez história por ser questionadora, contestadora e briguenta e Dalva lembrou que era no final da ditadura militar e início da abertura democrática. A Dirce inclusive foi a primeira vice-presidente  mulher de organização estudantil e depois presidente. Quem lê os textos das duas nas redes sociais agora sabem a origem do teor questionador e reflexivo.

Dalva falou sobre as matrizes curriculares em cada momento histórico e suas tendências. Citou e mostrou a foto do primeiro Conselho da Instituição e destacou o prefeito dr. Horácio Amaral, o Bispo Dom Eliseu Simões Mendes, Ephigênio José Carneiro que contribuíram para criação da Instituição. Embora não fosse do Conselho ela destacou a importância do professor Agenor Krul na elaboração dos projetos. 

Dalva ao perceber um comentário no vídeo ficou feliz com a presença do ex-aluno Fernando José Martins, hoje professor doutor da Unioeste de Foz do Iguaçu. Ao se referir a determinada grade curricular destacou a contribuição das professoras Maria José, Evaldina, Toninha, Helena, Ilda . Dirce ficou muito emocionada ao lembrar da transformação do Curso com as saídas para Mestrado e Doutorado e da consciência cidadã, compromisso com a trajetória, reflexão, educação como uma prática social.

Dalva descobriu em entrevistas com o professor Agenor que na época foram criados três cursos na área educacional, porque havia uma grande quantidade de professores leigos na região e que profissionais liberais ministravam aulas no antigo ginásio, mas não tinham formação em didática.

Dalva recomendou aos alunos que se engajem nas lutas em favor do respeito à diversidade, mulheres, negros, indígenas e que se puderem participem da iniciação científica que conduzirão para Mestrados e Doutorados e como exemplo citou o ex-aluno do Curso e novo Mestre (seu orientando) Guilherme Antunes Leite.

Dalva lembrou dos esforços da ex-diretora e colega de AML,  professora Sinclair Pozza Casemiro com a busca dos Mestrados interinstitucionais. Dirce destacou a importância do coletivo e destacou contribuições dos professores Paraguaio e Joseval. 

Dalva destacou a importância da educação em todos os momentos da história e que tem governos que se preocupam mais e outros menos com a educação. E que na hora de votar em qualquer esfera é preciso ver o que o/a candidato/a pensa sobre educação. 

Dalva lembrou que em qualquer escola da região de Campo Mourão-Pr será possível encontrar ex-alunos do Curso. E que muitos fazem parte das Secretarias Municipais e até do Núcleo Regional de Educação. E ao ver uma mensagem na tela destacou como exemplo a professora Grazi Marciano atual coordenadora do Curso de Formação Docente do Colégio Estadual.

Nos comentários pode ser visto a participação de professores e alunos da Unespar e de outras Instituições e membros da AME e da AML.  

No final, sempre competente o professor Fábio Sexugi lembrou que no dia 10 de agosto acontecerá  o lançamento de mais um livro da grande escritora Silvia Fernandes e pediu para os internautas acompanharem as redes sociais da AML e nelas entre outras tão importantes quanto esta, é possível acessar e apreciar uma verdadeira aula com duas pedagogas de muito talento Dalva e Dirce clicando aqui.                      

  

2 comentários:

  1. Obrigada pela cobertura da Live, Maybuk! Seu texto sempre impecável e completo, reflete a atenção e interesse dedicados ao participar da Live!

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.