quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A ESCRITORA PRESCILA FRANCIOLI NOS DEIXOU


Um dia muito triste para todos e todas que têm apreço pelos livros, pela literatura,  declamação de poesias,  contação de histórias,  luta de levar seus escritos o mais longe possível, vontade de contar experiências de como publicar, vontade de ensinar como escolher uma Editora, vontade de ver uma praça com livros à disposição.

A escritora Prescila Francioli fez tudo que se menciona aqui. E neste espaço ela esteve presente por várias vezes, seja pelos seus livros, seja pelas suas ações no bairro, seja pelas premiações que recebeu ou pelos espaços literários que começou a fazer parte.

Coincidência ou não, ela foi citada ontem numa publicação que o Blog fez direcionado à nossa atual vice presidente da Associação Mourãoense de Escritores - AME Zilma Assad ontem,  e pelo que se soube depois, próximo da hora em que ela foi para outro plano.

O Editor do Blog do Maybuk tem lembranças de vê-la:

Falar com as crianças do CEDOC naquele projeto maravilhoso Celeiro Cultural da professora Maria Sampaio Pasquini.

Fazer declamação no Sarau Julino da AME toda caracterizada.

Fazer tantas intervenções nos encontros da AME.

Conversar com seu público nos vídeos que gravou sobre seu livro sucesso de vendas - O MISTÉRIO DE GAYA - Você já venceu seus medos?

Toda entusiasmada mostrando aquela geladeira colorida cheia de livros na praça do bairro onde morava.

Lançar seu livro no Centro de Letras do Paraná.

Participar de dois eventos numa mesma noite. Um evento da AME na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello e outro a meia quadra dali, no Hotel Paraná no lançamento de um livro do Osvaldo Broza. Ela estava angustiada de ter que deixar um evento mas precisava ir ao outro que tinha sido convidada. 

Participar daquele encontro da AME na casa da Cristina Motta. Uma noite linda e que a foto está na publicação de hoje que a AME fez no Facebook a homenageando.

Autografar seu livro lá na sala do seu Escritório de Contabilidade e fazer aquela selfie para publicar. Ela sabia como divulgar seu trabalho e suas ações.

Mostrar a Edícula de sua casa, a piscina e as Trepadeiras lindas, naquele Happy hour com cerveja e frios logo depois da visita na praça da geladeira de livros.

Naquele café numa Cafeteria da cidade logo depois que o blogueiro voltou de Cuba e ela tinha curiosidade de saber sobre o país.

Pela última vez naquela reunião da AME em que ela sugeriu a melhor forma de publicar o E-book da história dos 25 anos da Associação.

A perda não foi só para a família (esposo e casal de filhos lindos) e nem para AME ou para o Escritório de Contabilidade dela. A perda foi para a sociedade mourãoense. 

É inegável que na sociedade mourãoense, do Paraná e do Brasil ainda há um império de lideranças compostas por homens. Hoje de manhã por exemplo, no Teatro Municipal de Campo Mourão, aconteceu um evento com o Secretário de Estado da Agricultura, Prefeitos e interessados na agricultura regional e na mesa de autoridades tinha umas 15 pessoas, todas homens e aí alguém, possivelmente de vergonha, lembrou que precisava ter uma mulher lá e chamaram a Secretaria Municipal da Agricultura para compor a mesa.

O relato desse fato é para registrar que uma mulher do gabarito da Prescila Francioli e que exercia liderança (foi Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e região), não deveria  passar para outro plano com apenas 52 de idade e com tantos projetos a realizar. É muito triste e doloroso, tinha que chegar aos 100 de idade.

              

 

Um comentário:

  1. Quanta emoção implícita nesse texto, o que já era esperado de um escritor que escreve com a sensibilidade de um poeta e a sutileza e precisão de um jornalista! Nossa amiga Prescila deixa um grande legado, assim se imortalizado em nossos corações. Gratidão é o sentimento que predomina!

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.