sábado, 31 de outubro de 2020

DEPOIMENTO DE UMA BRUXA PODEROSA - CLEUSA PIOVESAN

Hoje uma publicação da escritora Cleusa Piovesan membro do Centro de Letras do Paraná. 

DEPOIMENTO DE UMA BRUXA PODEROSA

Está chegando meu dia? Sim! 
Vou comemorar com alegria
Sou "uma deusa, uma louca",
Mas acima de tudo "uma Feiticeira"
Por ter me enredado em encantamentos 
E sobrevivido a tanta forma de opressão
Castradora de minha liberdade
Por isso hoje vivo na contramão

Sou uma Bruxa poderosa
Tendo nascido mulher numa sociedade que me transformou em objeto
O móvel da casa usado quando se quer
Um feitiço me fez sobreviver
À uma tentativa de estupro aos 12 anos
E à negação de esclarecimentos
Que me fez muito cedo amadurecer

Só uma Bruxa é mãe aos 17 anos
Quando ainda está vivendo
O fim de uma infância permeada de proibições
Sem nenhuma informação relevante
A menina-mulher torna-se a "rainha do lar"
A mãe, a esposa, a serviçal e a amante

Convencida de que seu lugar é o lar
Muitas mulheres abdicaram seus melhores anos
E se enterraram no feliz casamento "hetero-cristão"
Entre roupa suja, chão lustro e panelas
Choro, fraldas, mamadeiras
A mesa sempre bem servida
E um baú bem grande para acomodar
Os sonhos desfeitos de toda uma vida

Sim, sou uma Bruxa poderosa
Amarguei noites e dias
A valorizar quem me ofertou só traições
Enfeitiçada por uma ilusão chamada "amor"
Enredada em um relacionamento abusivo
Até que chegou o dia fatal
Da violência psicológica diária
À violência física que selou o final

Ah, como é difícil entender que o amor
Não limita, não oprime, não maltrata
Não determina um corte de cabelo
Rímel e batom não fazem da mulher uma puta
Um shorts curto não é isca para abuso
Amor não é usado para manipulação
Mas alimenta uma dependência com o sofrer
Usado muito bem por um "macho de plantão"

Reconheço: sou mesmo uma Bruxa
Empoderada pela magia que a vida me dá
Que não me fez perder a alegria
Que não me jogou num estado de depressão
Ao sair de um casamento sem emprego
E com três filhos como herança
Após 20 anos de total dedicação
O que me tornou adepta do "desapego"

Desapeguei-me de todo tipo de reacionamento
Que não me oferta condições de igualdade
Aprendi a manipular meus sentimentos
A não sofrer por antecipação
A ter autonomia e decidir por mim
Um buquê de flores não me conquista, não
Tenho a "poção mágica" que me embriaga
De liberdade, bom humor e muito tesão

Tenho apenas um desejo ferrenho
E meus poderes de Bruxa podem lançá-lo ao ar
Para que mais mulheres se empoderem
Sejam autônomas, independentes
E nunca se deixem dominar
Nesta sociedade com ranço patriarcal
Não é muito fácil ser uma Bruxa poderosa
Mas amor e autoestima vencem qualquer mal

Cleusa Piovesan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.