sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

DISCURSO DA PARANINFA PROFESSORA DRA IRENE MARIA BRZEZINSKI DIANIN

Ontem, 20 de fevereiro de 2020, tive o prazer de participar da solenidade de Formatura  das Turmas 2019 dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial e Turismo e Meio Ambiente da UNESPAR Campus de Campo Mourão.

A solenidade foi conduzida pelo Diretor do Campus professor doutor João Marcos Borges Avelar e contou com a presença da Chefe de Gabinete da Unespar professora doutora Edineia Fátima Navarro Chilante (representando o reitor professor Antonio Carlos Aleixo) os coordenadores de cursos, o prefeito Tauillo Tezelli, vereador professor Cicero de Souza, o deputado federal Rubens Bueno e representantes dos deputados Ênio Verri (federal) e Douglas Fabrício (estadual).

A Paraninfa dos formandos foi a professora doutora Irene Maria Brzezinski Dianin, minha colega de trabalho de muitos anos a qual aqui faço uma homenagem publicando na íntegra seu discurso, que impressionou à todos e todas pelo formato adequado e de vasto conteúdo.      

Meus queridos Bacharéis:

É para mim uma grande honra receber esta homenagem como Paraninfa nesta solenidade tão marcante para nossas vidas, e principalmente para a vida dos Senhores Bacharéis e de vossas famílias.

Iniciei minhas atividades na UNESPAR de Campo Mourão em 1984, portanto vão-se aí 35 anos de labor nessa instituição de ensino superior pública, gratuita, de qualidade e multi campi. Estamos em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Ainda, como unidade especial, vinculada academicamente à UNESPAR, contamos com a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê, em Curitiba.

Abrangemos, em média, 150 municípios, alcançando 4,5 milhões de pessoas; somos aproximadamente 1.100 servidores; atendemos mais de 12 mil alunos nos 72 Cursos de Graduação oferecidos; temos 21 Programas de Pós Graduação, sendo 11 Especializações e 10 Mestrados em diversas áreas do conhecimento.

No ranking estadual, somos a terceira Universidade do Estado.

A UNESPAR assim, é referência de qualidade para ensino, pesquisa e extensão em nível superior. É difusora de conhecimento científico nas diferentes áreas do saber.

Seu primeiro Reitor é nosso, trata-se do Professor Antonio Carlos Aleixo, lotado nesta UNESPAR Campus de Campo Mourão.

É a esse universo que os Senhores também pertencem. Ostentem o título de bacharel com honra e galhardia, pois os Senhores são fruto dessa árvore do conhecimento, dessa gigante impar do saber.
Nesse momento peço aos Senhores Bacharéis que se recordem de si mesmos, da emoção quando souberam que passaram no vestibular, do início da trajetória acadêmica.

Quem eram aquelas pessoas? Que sonhos acalentavam os Senhores, recém chegados à Academia? 

Quais suas projeções para o futuro?

Recordam-se?

Sentem-se diferentes hoje?

Claro que sim, e esta solenidade representa a vitória de uma jornada abraçada com fé, coragem, determinação, sacrifício, tenacidade e perseverança.

Esta solenidade marca, não o fim de uma etapa de vida, mas firma o compromisso de que os Senhores seguirão sempre no caminho do conhecimento, a partir de agora distribuindo vosso aprendizado, adquirindo novos, repartindo vosso discernimento com a lucidez e a clareza que somente o conhecimento proporciona.

Os Senhores sabem-se vitoriosos e tornados Bacharéis são privilegiados, devendo agora, de tantos outros modos, disseminar o conhecimento adquirido, jamais esquecendo de honrar, sempre, a Academia da qual partem hoje para novas realizações.

O caminho continua e a jornada não será fácil, aliás a marcha até aqui não foi simples nem despreocupada. Os Senhores e suas famílias sabem o quanto foi difícil chegar até aqui.

Desejo que os Senhores não esqueçam das dificuldades e das alegrias do caminho trilhado, a partir daquele jovem de outrora, iniciante nas ciências do Curso escolhido e até este mesmo jovem que agora me ouve, pleno de conhecimento, completo em seus saberes acadêmicos, instruído, preparado no lapidar dos anos do Curso.

Hoje os Senhores passam de Formandos a Formados, de Acadêmicos a Bacharéis.

Com o passar do tempo a ciência que os Senhores acumulam não será suficiente, pois o conhecimento, quando sentido, degustado, experimentado, vicia, nos faz desejar mais e mais as luzes da ciência, nos faz vislumbrar possibilidades, nos faz abraçar sempre um novo conhecer e assim vossas vidas e as vidas daqueles ao vosso redor, ganharão outras luzes.

Enfim, o acúmulo de conhecimento se transformará em vasta experiência, e nessa hora os Senhores se sentirão plenos com o domínio do aprendizado e com a pratica da ciência aprendida. Eis aí a bagagem que constituirá vossa vivencia

Para esse futuro brilhante que vos espera, vos deixo o ensinamento de Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços:
O saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas, principalmente, nas ideias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvidos, mediante a transmutação, por que passam, no espírito que os assimila. Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas.

Saibam Senhores Bacharéis que a ciência adquirida na Academia, somente pode chamar-se conhecimento, quando repartida, quando multiplicada, quando distribuída.

Conhecer por conhecer não é importante: o que importa é compartilhar o conhecimento.

A Academia, ao titulá-los Bacharéis, avaliza vossa futura conduta profissional. Certifica-os de que estão academicamente preparados. Pensem nisso com alegria mas também com o peso da responsabilidade que ora lhes é outorgada.

Meus colegas Bacharéis, sigam em frente, transmutem o conhecimento, adquiram mais, repartam mais, desempenhem seus papéis, experimentem o que a vida lhes reserva.

E que Deus vos continue abençoando. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.