quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ABERTURA DO EAIC E EAEX 2019 - UNESPAR














FOTOS CEDIDAS PELA EQUIPE DE COMUNICAÇÃO UNESPAR

Na noite de 29/10/2019 aconteceu no Teatro Municipal de Campo Mourão-PR, a abertura do EAIC Encontro anual de Iniciação Científica e EAEX Encontro anual de extensão edição 2019  da Unespar. 

Na ocasião, fizeram parte da mesa de autoridades, representando a SETI o professor Mário Candido de Athaide Junior, representando a reitoria,  o reitor professor Antonio Carlos Aleixo, o vice-reitor Sydnei Roberto Kempa, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Maria Antonia Ramos Costa, o Pró-reitor de Extensão e Cultura Eloi Magalhães,  Diretora de Pesquisa Adriana Beloti. Representantes da direção do Campus de Campo Mourão - o Diretor João Marcos Borges Avelar, o chefe Divisão de Extensão Walmir Ruiz Salinas, e a Coordenadora de Iniciação científica  professora Susana Pinguelo Morgado.   

Estavam presentes ao evento também os Pró-reitores Angelo Ricardo Marcotti, Maria Simone Jacomini Novak e Sandra Salete de Camargo Silva.   

O Cerimonial foi conduzido pelo professor  Alex de Novais  Dancini.

A cobertura do evento esteve a cargo da dinâmica equipe de Comunicação da Unespar -  Aline Oliveira, Paula Fernandes, Gabriela Maria Cecchin e Giovanna Silvério  

Foram fundamentais na Organização do evento colegas que trabalham no Escritório da Reitoria em Campo Mourão há muito tempo na organização, Adriana Wandermurem Corrêa,  Luciana Vargas Jardim Moreira, Cleber da Silva Luz, Gabriella Cândodo Moreira e colaboraram no noite de abertura Maisa Regina Baldicera  e  Joab Jacometti.

A estrela da noite foi o palestrante professor pesquisador da Unicamp João Wanderlei Geraldi, com a palestra  "Ciência e Universidade no Brasil, hoje". 

As falas todas foram muito importantes a começar pelo Diretor do campus, que fez destaque a um diagnóstico sócio econômico que está sendo realizado em municípios da região da COMCAM, pelo Unespar e que vai aproximar ainda mais a universidade com a comunidade. 

Os Pró-reitores de Pesquisa e o de Extensão, destacaram a importância para universidade tanto da pesquisa quanto da extensão e a aproximação com a comunidade. Coincidentemente citaram em suas falas o patrono da educação brasileira Paulo Freire, que inacreditavelmente  está sendo atacado pela equipe do atual  governo federal. 

O Reitor numa interessante análise sobre a conjuntura na América Latina, frisou que o ataque neoliberal tirando direitos, ao longo de muitos anos propiciou o momento em que a conta chegou, com destaque ao um milhão de pessoas que se reuniram no Chile há poucos dias, em protesto contra o governo e que inevitavelmente vai chegar em outros países, especialmente o Brasil. 

O Reitor ainda, fez uma referência carinhosa e especial à ex-diretora Sinclair Pozza Casemiro, que no ano de 1997 iniciou um trabalho para a criação de uma Universidade Regional e trouxe para Campo Mourão, vários intelectuais da Unicamp e dentre eles estava o palestrante da noite. 

O palestrante deu uma aula de Universidade, Ciência e Política. Com seus 73 anos bem vividos e com uma vasta experiência, explicou para o público em torno de 400 pesquisadores, (imensa maioria de jovens dos sete campi da Unespar, acompanhados de seus professores orientadores), a formação do Brasil desde à escravidão até a formação das universidades no Brasil.

Destacou que em somente dois momentos "as botas desceram e os tamancos subiram" numa analogia em que o povo enfim teve um pouco de vez no Brasil, com os governos Getúlio Vargas e nos governos Lula. Também arrancou muitos risos da plateia e fez questão de ressaltar que já deu aulas na Alemanha, tem uma filha professora pesquisadora na Dinamarca, mas é filho de pais analfabetos e que é preciso ter um olhar especial e com recursos financeiros , principalmente para as universidades que na sua maioria tem estudantes trabalhadores, como é o caso da Unespar.   

Salientou que Lula não frequentou universidade mas foi o Presidente que criou universidades no seu período, o equivalente aos 200 anos anteriores e também o que mais recebeu títulos de doutor honoris causa. 

Fez duras críticas às formas de cobranças aos pesquisadores no Brasil e a constante exigência de produtividade nos artigos científicos. Tratou dos ataques às universidades que vêm acontecendo desde o governo do FHC e a tentativa de privatização, especialmente no momento atual em que pessoas no governo federal,  que acreditam que a terra é plana em pleno 2019 tentam destruí-la. Mas apesar da avaliação pessimista, não acredita que uma instituição de 900 anos que é a universidade vai acabar por ação de um Bolsonaro. 

A palestra foi tão interessante, que hoje um diretor de campus relatava para alguns professores que não assistiram a palestra, que o palestrante dominou o público do início ao fim e que a atenção era total. No final ele foi aplaudido de pé pela plateia e a fila para tirar fotos com ele era grande.

Sem dúvida, foi uma grande abertura de evento que segue ainda durante a semana.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.