quarta-feira, 7 de agosto de 2019

UNESPAR PRESENTE NO 1º FATI - FÓRUM DO AGRONEGÓCIO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CAMPO MOURÃO-PR

   









A Unespar se fez presente  ontem 06/08/19, no Recanto do Criador - Sindicato Rural -  ao evento  I FATI - Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação, organizado pela Câmara Temática do Agronegócio, do CODECAM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão. Estavam presentes, o diretor do campus de Campo Mourão professor João Marcos Borges Avelar, o Chefe da Divisão de Pesquisa, Pós Graduação e Assuntos Estudantis professor Adalberto Dias de Souza, o Auditor e Controlador da Unespar professor Sérgio Luiz Maybuk e pelo que foi possível registrar, também os professores Oseias Cardoso, Fábio Costa, Ana Paula Colavite Isiiele Barzotto Tierling e Andréa Machado Groff . Professor Eder Rogério Stela estava representando o Secretário de Estado Márcio Nunes. 

Estavam presentes também o prefeito de Campo Mourão-Pr, outros prefeitos/as da região, vereadores/as, produtores/as rurais, estudantes, o presidente da ACICAM Alcir Rodrigues da Silva, o presidente do Sindicato Rural Nery José Thomé e o Diretor Secretário da Coamo Ricardo Accioly Calderari, vice coordenador da Câmara do Agronegócio José Nelson Botega, membros da Câmara Luiz Cláudio Pessa Teodoro de Olivera, João Ricardo Barbosa Rissardo. 

Com a participação de mais de 300 inscritos,  ministraram palestras o Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara e o Superintendente  de Ciência e Tecnologia Aldo Bona CLIQUE AQUI para ler matéria agência Estado.

O evento contou com o apoio de Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato Rural, Coamo, Adapar - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Emater - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Associação dos Agrônomos de Campo Mourão, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus de Campo Mourão, Centro Universitário Integrado, Unespar - Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão, Unicampo, Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paraná, IDDTI - Instituto de Direito, Educação, Tecnologia e Inovação e SbM - Software by Maringá. 

As duas palestras foram bem interessantes. O Ortigara bastante incisivo e brincalhão que até passou do tempo, com muita experiência na área agrícola  e dominando muitos números (é técnico agrícola e economista de formação além de outras especializações), além de ser filho de agricultor e ter ocupado vários cargos na vida pública. Ele além de apresentar projeções importantes do agronegócio no Brasil e Paraná e destacar boa parte do que se utiliza utiliza atualmente de tecnologia e inovação no campo, me pareceu um pouco mais preocupado no sentido de se produzir sem danificar muito o espaço, fazendo referência por exemplo a biopesticidas,  que se forem no futuro utilizados pode ser uma boa alternativa. E fez uma defesa interessante da possibilidade do Paraná ser livre da febre aftosa, mas livrando-se da vacinação que acaba tomando tempo e gerando custos e sempre sendo um entrave na área comercial. Também falou sobre a necessidade da melhoria das condições de vida população no campo que moram em pequenas propriedades.

O Bona, utilizando um linguajar mais professoral, fez um destaque importante para as instituições de ensino superior, com ênfase às públicas e com destaque para as estaduais que estão em todo o Estado do Paraná. Destacou que no Paraná há grande número de doutores, mas é preciso acontecer uma integração maior entre universidade e empresas. Ressaltou que as universidades precisam contribuir para o desenvolvimento regional e melhorar a vida das pessoas. Salientou que em termos de inovação e tecnologia, o Paraná tem um desafio em aumentar  o número de startups.

Foi uma grande experiência da Câmara Temática do Agronegócio a que eu e outros professores da Unespar e demais professores de outras instituições de ensino superior fazemos parte, juntamente com valorosos profissionais de várias áreas. O evento foi um sucesso total, muita gente contribuiu e há de se destacar o esforço e liderança do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão Newton Leal e da Coordenadora da Câmara Temática do Agronegócio Dâmares Ferreira e do trabalho técnico do Secretário Executivo do Codecam Rosinaldo Nunes Cardoso.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.