segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

DISCURSO DA PROFESSORA MARIA ONIDE BALAN SARDINHA - FORMATURA UNESPAR - APUCARANA

Na sexta feira, 15 de fevereiro de 2019, participei da cerimônia de formatura de bacharéis e licenciados da Unespar campus de Apucarana. Gostei e pedi para publicar, o discurso da professora Maria Onide Balan  Sardinha, dentre tantas funções que ocupou, ex-chefe do Núcleo Regional de Educação - região de Apucarana. 



Boa noite a todos

Quero fazer nesse momento uma Saudação ao Magnifico reitor da UNESPAR Professor Antonio Carlos Aleixo ;Uma saudação especial  ao Professor Daniel  Fernando Matheus Gomes Diretor geral da UNESPAR campus Apucarana , pelo qual tenho muito apreço e consideração e ao saudá-los estendo minha saudação a todas as autoridades, aqui presentes,já nominadas. À comunidade acadêmica da UNESPAR :Coordenadores de curso  de Licenciatura e Bacharelado, Professores , Funcionários, Familiares e os participantes desse grandioso evento  e,a VOCÊS,  queridos FORMANDOS, um cumprimento muito especial.

Quero que saibam que foi com imensa surpresa e alegria que recebi o convite para ser a Paraninfa de vocês, todos os formandos de 2018,dos12 cursos - 7 de Bacharelado e 5  de Licenciatura-que recebem seus certificados, aqui nessa noite , todos Formandos dessa renomada Universidade pública

Assim, a minha primeira palavra a dizer nesse momento é de agradecimento, por essa tamanha honraria. Sim é muita emoção para mim, que por quase 50 anos está na educação e já passou por todos os seus níveis e já atuou com as criancinhas da educação infantil, com adolescentes no ensino fundamental, jovens no médio, com pessoas mais velhas na EJA e, no ensino superior. Que acaba de se aposentar na rede pública e tem o prazer de estar num momento de tamanha importância  para a vida de vocês e de seus familiares.Poder partilhar do sucesso e da alegria por essa conquista .

Penso que cada um espera que eu possa falar ou expressar algo, que seja relevante nesse momento tão especial de formatura.

Quero dizer que tenho imenso respeito pela seriedade do trabalho educacional realizado por essa instituição e por isso acredito que durante os vários anos em que nela estiveram receberam uma boa formação e que acadêmicos e professores  ficaram em uma estreita sintonia um com o outro, até chegar esse momento em que vocês saem daqui como profissionais, para o mundo do trabalho se sentindo confiantes que conseguirão  conquistar os espaços que almejam .

Muitos de vocês já estavam inseridos em projetos na rede pública, ou em estágios remunerados, foram bolsistas do PIBID , ou em Projetos acadêmicos , em ações extensionistas, que foram dando know-how para serem ótimos profissionais. Souberam aproveitar cada oportunidade. Estão formados e isso significa,, estar envolvido por um processo, que não termina com o bacharelado,ou a licenciatura mas continua perenemente, apenas mudando de fase e níveis de aperfeiçoamento, desenvolvendo-se  e dominando linguagens e técnicas; desenvolvendo a sensibilidade moral; e se apropriando da consciência histórica.

Assim, enquanto paraninfa quero lhes dizer que o Brasil precisa de profissionais competentes e acima de tudo éticos. Por isso quero lhes pedir que sejam pessoas justas. Sejam humanos, cuidem da sociedade como um dia sonharam em fazer na condição de profissional da área que escolheram. Acima de tudo, invistam no saber constante. Sejam grandes. E, parafraseando Fernando Pessoa, sejam do tamanho daquilo que veem, e sonham e  não do tamanho de suas alturas.

O futuro começa agora, um futuro brilhante, cheio de desafios e vitórias.

Vejo que o ser humano em função das tecnologias está ficando distante do convívio e da conversa com as outras pessoas, mas não podemos nos esquecer de que somos, enfim, quase que como agricultores. Só que Não cultivamos campos ou paragens, mas, sim, espaços de convívio; dimensão de comunidade,  construímos relacionamentos. Façam isso.!

Como disse o poeta Castro Alves,“Oh Bendito o que semeia/ Livros... Livros de mão cheia.../ E manda o povo pensar!/ O livro caindo n’alma/ É germe – que faz a palma/ É chuva – que faz o mar!”.

Sejam bons; sejam plenamente felizes; e nunca deixem de semear boas palavras  ! Sucesso a todos !

Professora Maria Onide Balan Sardinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.