segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

UMA PEQUENA AMOSTRA POÉTICA DA JOVEM SOLAINE BEATRIZ



Entra ano e sai ano e é muito comum os mais velhos alardearem por aí que nossa juventude está perdida. Concordo que tem muitas coisas ruins acontecendo entre os jovens, mas também há muitas coisas boas e que muitas vezes são ofuscadas pelas tragédias que normalmente proporcionam mais audiência.

Recentemente a presidente da AME - Associação Mourãoense de Escritores Fátima Saraiva, me disse que havia uma ex-aluna da talentosa professora Maria Pasquini ( já destacada em uma matéria aqui por causa de belo projeto), que escrevia poesia desde os 13 e que precisava de uma oportunidade de divulgação de seus escritos. Pedi para que entrassem em contato comigo que eu divulgaria com prazer.

De lá para cá, eu vi uma poesia dela publicada no site "Ta sabendo" e também uma notícia de que ela esteve no programa de rádio do companheiro de luta Reinaldo Remígio, um grande incentivador de talentos.

Na quarta feira passada, enfim recebi o contato da professora Maria Pasquini e pedi a ela que escrevesse um pequeno texto, apresentando a jovem poeta e que me mandasse umas duas poesias, dentre as quase cem que ela já escreveu e alertei para que tivéssemos uma amostra e que o ideal, seria encontrar uma forma da realização de um livro.

Hoje recebi o texto da professora e duas poesias da escritora. E quem sabe a partir da presente publicação não surja algum patrocínio de uma ou mais almas com poder aquisitivo, para proporcionar a publicação de um livro com as poesias da jovem.

ALUNA POETA – SOLAINE BEATRIZ (Texto da professora Maria Pasquini)

"Há 4 anos, eu, Maria Pasquini, professora de Língua Portuguesa, trabalhei com uma turma de 9º ano no Colégio Estadual Dr. Osvaldo Cruz –CEDOC, e entre os 34 alunos, como sempre, uma turma bem atípica. Uma aluna se destacou entre os demais – Solaine, meiga, educada, responsável e atenta a tudo o que acontecia na sala.
É o tipo de aluno, que rapidamente ganha a amizade de todos, não por ser interessado no conteúdo e fazer todas as tarefas, mas por ser carismático e tratar a todos com respeito. Assim é Solaine.
Um dia, em uma das aulas sobre produção textual, ela foi a primeira a me entregar sua produção, e me disse num tom meio acanhada: _ “ Terminei, acho que não ficou muito bom. Se fosse um poema ficaria melhor. ” Respondi-lhe: “ Então, faça um poema sobre o assunto”.  Foi quando ela me segredou que escrevia desde seus 13 anos, e que tinha vários poemas. Pedi que trouxesse para dar uma olhada. Nossa, fiquei encantada com a quantidade de poemas, escritos em vários tipos de papel, lindos e cheios de significados.
Hoje, Solaine, aos 20 anos, deseja publicar seus escritos, ainda não tem recursos, por isso, eu, enquanto sua ex professora de Lg Portuguesa, gostaria de pedir a ajuda em seu Blog, MAYBUK , para divulgar seus escritos e apresentá-la a sociedade mourãoense, e quem sabe  até um patrocínio."

Duas poesias da jovem escritora:



Ação e liberdade – Solaine Beatriz

Liberdade não é se permitir tudo às avessas
Respeitar desejos e
Vontades de alguém.

Liberdade para realizar sonhos
Ter alguém próximo
E assim conquistas virão.

Liberdade para não apenas ouvir
Ou fazer aquilo que os outros querem
Mas, lembrar que estamos no controle.

Liberdade é ter um tempo só nosso
Siga seus sonhos, enfrente os obstáculos
Mesmo que algo saia do controle.

Liberdade, não é parecer melhor aos olhos dos outros
Mas aos olhos de um Ser maior
Nosso tempo e nosso destino? Eis a Liberdade.

As lições da vida – Solaine Beatriz


Com tombos se aprende a levantar
E com erros a acertar
Quanta falsidade no mundo há?

Mas, ter a chance de acordar
É importante pensar
Ser feliz sem medo de errar.

Às vezes o que estava perdido nos salva
Um alívio para a alma
A solidão nos acalma.

Como a neve clara, sem mácula e sem passado
Manter as boas lembranças
Para lhe manter acordado.

     


Um comentário:

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.