quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

UM TEXTO DO MEU FILHO GIORDANO BRUNO APÓS CONHECER O MATO GROSSO DO SUL

















Em 2011 participei do XIX Congresso Brasileiro de Economia em  Bonito-MS. Fui de avião até Campo Grande e de van até Bonito e pude ver um pouco da paisagem. Até os pássaros tucanos eu vi por lá.

Em 2017, eu tive a oportunidade de ir a Campo Grande capital do Mato Grosso do Sul três vezes, à trabalho em um projeto que a Unespar está auxiliando um movimento da comunidade de Paranavaí-Pr, para duplicação de uma rodovia que liga Paraná ao Mato Grosso do Sul.  Numa das idas tivemos uma audiência no Palácio de Governo e assistimos a uma fala do Governador do Estado Reinaldo Azambuja.

Em 2018, meu filho Giordano Bruno Oliveira Maybuk teve a oportunidade de conhecer um pedaço do Mato Grosso do Sul e voltou entusiasmado de lá, contando várias coisas interessantes e por isso, pedi a ele para me passar algumas fotos e escrever um texto, com o jeitão dele, que pode até servir para alguns jovens que estão buscando algumas oportunidades, inclusive ele próprio.


Texto do meu filho Giordano Bruno Oliveira Maybuk – 19 anos

Minha ida ao Mato Grosso do Sul, especialmente a Bonito-MS

Minha ida ao Mato Grosso do Sul e a um dos pontos turísticos mais lindos do Brasil, foi muito bom,  nunca tinha ido a MS (Mato Grosso do Sul) e graças a Elliege e o esposo Jefferson, (pais do meu amigo Rafael), pude conhecer mais esse Estado maravilhoso, totalmente diferente do meu Paraná.

Quando cruzamos o Estado já vi a diferença, ele é plano com alagados, e sem muitas árvores grandes, chegando em Laguna Carapã MS (onde moram meus amigos e que tem uns 7.000 habitantes e fica uns 300 km da capital), vi uma cidade muito diferente, ela não é grande, tem um comércio totalmente independente, onde os horários de funcionamento são diferentes, ou seja, os comerciantes tem seus próprios horários, alguns fecham na hora do almoço e voltam lá pelas 3 horas da tarde.

Há uma diferença de preço considerável, como a caixa de bombom aqui no Paraná custa 13,00 reais, lá custa quase 20 reais, douritos aquele chips muito bom e famoso aqui é 5 a 6 reais e lá é 8 reais o mesmo pacote, mas a carne é muito mais cara aqui, porque lá pagamos muito barato no kg de carne que vocês podem ver nas fotos postadas apenas 25 reais o kg, e aqui no Paraná está em torno de 40 reais. É uma cidade meio parada (o ritmo de lá é outro), embora há uma boa movimentação de dinheiro no comércio e mesmo pequena, a cidade tem grandes mansões.

Vi uma cidade pequena com alguns benefícios para os jovens, como jogar bola de graça nas quadras e ao lado dos campos de futebol, sem pagar nada e poder ficar o tempo que quiser,diferente daqui do Paraná. E para os adultos fazer compras no Paraguai que fica uns 80 km de lá.

Vi muitas oportunidades de empregos no Estado, pois nisso o Paraná  está meio farto de profissionais de todas as áreas e muitos jovens paranaenses, com ensino médio para cima,   que se fossem para lá, poderiam  em uma cidade dessas do Mato Grosso do Sul, viver bem, ganhariam   bem e teriam uma vida ótima, na cidade de Laguna Carapã por exemplo, tem muitas oportunidades.

Nesse tempo fomos até Dourados, uma cidade que fica a poucos km de onde estávamos,  a estrada era razoável,  com uma diferença, lá não existe curvas igual aqui no Paraná,  ela é uma cidade grande com um estilo arquitetônico meio antigo, no Paraná as cidades são um pouco mais bonitas nesse sentido. Mas o comércio talvez seja até melhor que Campo Mourão-Pr, pois lá tem muitas lojas e a população é de quase 200 mi habitantes e tudo mais, uma cidade ótima de se morar.

Após alguns dias fomos até a cidade de Bonito MS, uns 300 km de onde estávamos, um dos pontos turísticos mais bonitos do Brasil e ficamos acampados lá, nunca tinha ficado acampado em lugar algum, não podia escolher lugar e companhia melhor, aproveitamos o dia e a noite fomos até a cidade na famosa Casa do João, um restaurante realmente padrão FIFA, muito lindo,  muito boa a comida me diverti muito a noite toda, onde só terei boas lembranças, voltamos para dormir.

No outro dia fomos para um hotel chamado Cabanas, onde nos divertimos muito com o Boia Cross. Logo após, fomos a Figueiras onde passamos o resto do dia. Nunca vi peixes tão de perto igual lá, aproveitei tudo ao máximo e na hora de ir embora, todos cansados ao último.

Bom, isso foi o que eu pude falar sobre minha ida a essas cidades maravilhosas com pessoas maravilhosas em um Estado totalmente diferente e maravilhoso também, onde o emprego é razoavelmente maior que aqui, que nem sempre valorizamos, mas quem tiver uma cabeça boa pode crescer na vida por lá. Eu só tenho a agradecer por mais essa viagem.

Obrigado a todos que me proporcionaram isso, (meu pai que me confiou viajar com meus amigos), espero retornar e poder aos poucos ir em todos os passeios que tiver oportunidade. Obrigado a todos e recomendo muito a ida a esse lugar. Bonito-MS não é bonito é lindo.

E especialmente, ficar na casa da Elliege e o Jefferson e junto com meu amigo Rafael foi uma experiência nova, nunca fui tão bem recebido em um lugar, o bom humor deles contagia, uma simpatia gigante, não podia esperar menos, pessoas maravilhosas que me apresentaram novos horizontes.
 



2 comentários:

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.