segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

LANÇAMENTO DO LIVRO DE SILVESTRE DUARTE










O Blog do Maybuk é parceiro permanente da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello.

Não tive o prazer de participar, mas mais uma vez, recebi um belíssimo texto da presidente da AME – Associação Mourãoense de Escritores  Fátima Saraiva e publico na íntegra.

TEXTO DE FÁTIMA SARAIVA

Na sexta-feira, dia 15/12/2017, o Auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Egydio Martello recebeu o ilustre mourãoense, Silvestre Duarte para o lançamento da sua primeira obra literária, “Campo Mourão, da Saga dos Pereira ao Eldorado Paraná (1897-1963)”. A obra de contexto histórico levou quinze anos para ser concluída e foi apresentada aos convidados pelo cerimonialista João Lara, primo de segundo grau do anfitrião do evento. Cada fala do Lara parecia hipnotizar os convidados. A maioria, parentes do escritor. Um momento digno de registro e de reflexões.

Quem é Silvestre Duarte? Pode-se dizer que ainda é o menino que foi embora de Campo Mourão/PR, com sua família rumo à capital, Curitiba/PR. Lá construiu parte da sua história, mas jamais esqueceu suas raízes. Retorna a sua cidade numa noite iluminada pelas luzes natalinas e com um grande presente aos leitores. O ambiente escolhido pelo escritor não poderia ser tão apropriado. O livro atraiu olhares e provocou inquietação nas dezenas de convidados que proporcionaram ao auditório um conjunto de imagens, no mínimo, históricas. A Biblioteca representada pela Secretária de Cultura, Marley Formentini recebeu das mãos do escritor um presente de valor inestimável, mas totalmente acessível aos leitores.

A presidente da AML -Academia Mourãoense de Letras Ester Piacentini também se fez presente no evento. E a presidente da Associação Mourãoense de Escritores Fátima Saraiva.

A obra “Campo Mourão, da Saga dos Pereira ao Eldorado Paraná (1897-1963)” é contagiante. O imaginário é tomado pela sua abrangência e grau de importância. Dispensando o discurso engessado com letras cursivas numa simples folha de papel. As palavras apenas fluíram e o livro do Silvestre Duarte pode ser avistado na estante “Regionalização ou Regiões do Paraná”, no ambiente Biblioteca da UNESPAR – Campus de Campo Mourão. Não somente perfazendo um número, mas, contribuindo com docentes e discentes, em especial dos cursos de História e Geografia.  

Luciana Demetke e Mara Cristina de Oliveira irradiaram o ambiente mostrando competências profissionais e, sobretudo, humanas. Elas estão certas de que a Biblioteca é junção das partes que se empenham pelas mesmas razões... E que a obra de Silvestre Duarte, somadas as demais, edificará as “paredes” do saber de mourãoenses bem como leitores oriundos dos municípios vizinhos.

E por que Silvestre Duarte ainda é um menino? Menino sim. Os meninos carregam em si humildade. São tomados pela curiosidade. Ganham idade, mas não envelhecem. E a cada dia se tornam mais sábios.
As imagens do evento foram fornecidas pela Biblioteca Professor Egydio Martello e por Marlene Poposki, prima  e grande amiga do escritor.

Um comentário:

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.