sexta-feira, 28 de julho de 2017

GRANDE SEU GERMANO VALENTIM




FOTO: SEU GERMANO VALENTIM JUNTO COM UMA PESSOA QUERIDA

Hoje bem cedinho eu voltava da caminhada lá do Parque do Lago curtindo o sol e o friozinho e bem cansado,  eis que tenho um momento de muito prazer. Encontrei o seu Germano Valentim que há muito não via. Ele próximo a um ponto de ônibus contra o sol se esforçou para me conhecer pois o meu boné o atrapalhou de  ver os meus poucos cabelos. 

Ele abriu um baita sorriso e disse: ___ Será que é ele mesmo? Respondi que sim e em seguida o cumprimentei firme na mão e perguntei: ___ Como vai a saúde seu Germano? E a resposta não poderia ser mais interessante "na mais perfeita desordem" rsrs. 

Seu Germano Velentim, talvez ande pelas ruas de Campo Mourão e é possível que muitas pessoas não tenham a menor ideia de quem seja. 

Para mim e certamente para muitos estudantes e professores da antiga Fecilcam, hoje Unespar campus de Campo Mourão-Pr, com certeza significa muito.

Quando passei no vestibular para o curso de economia em 1989 ingressei num novo mundo. Morava em Roncador-Pr e quase não conhecia Campo Mourão-Pr, apesar de ter nascido aqui.

Era o ano da primeira eleição presidencial depois de muito tempo. 

Eu já era um leitor que lia de tudo desde pequeno, coisa de menino tímido, introvertido e ainda sonhador do signo de peixes. Encarar o mundo universitário era algo encantador.

E foi aí que conheci o seu Germano naquela fotocopiadora que ficava onde atualmente está o bloco E. Ele no início me deu medo. As vezes estava com pouco humor naquela correria, mas aos poucos eu fui conhecendo aquele grande homem culto de grande vivência, que morou no Rio de Janeiro, trabalhou em multinacional e que era um leitor voraz.

Depois passou a atender na esquina onde atualmente é o Leandro fotocopiadora.

Seu Germano me indicou muitos livros que fui comprando. Me falou do filme "perfume de mulher" com o Al Pacino (tenho o dvd em casa) tudo por causa daquele tango. E de tantos outros filmes e falava com maestria sobre todos os assuntos, especialmente políticos, artísticos e culturais, 

Hoje quando pedi o nome completo dele para o Leandro na fotocopiadora, ele me disse que alguém que se interessar pela história de vida do seu Germano vai se deliciar com muita história boa de se contar.

Que bom que ele não sei quando e por qual motivo se enveredou para a nossa querida Campo Mourão-Pr. Sorte a nossa. 

        


Um comentário:

  1. Bela descrição de um reencontro. Saudades do Seu Germano. Quantas dicas de livros e filmes (amei o filme "perfume de mulher". Adorava ouvi-lo.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.