sexta-feira, 7 de julho de 2017

COMUNIDADE DE PARANAVAÍ E REGIÃO EM EVENTO MARCANTE NO MATO GROSSO DO SUL

































Desde a época de estudante, no grupo de jovens, depois na faculdade e posteriormente na minha atividade profissional, participei de muitos movimentos, mas confesso que nunca vi uma ação tão forte e organizada, quanto a que acompanhei na última quinta-feira 06/07/17 da sociedade civil de Paranavaí e região, rumo ao Mato Grosso do Sul, para buscar apoio à continuidade da duplicação da rodovia 376 ligando PR e MS.  
O produtor rural, entusiasta  e abnegado  Demerval Silvestre é o coordenador, mas tem muitos companheiros que abraçaram a causa, com destaque para o vice-presidente da FAEP Ivo Pierin Júnior e o presidente da AMUNPAR – (Associação dos municípios do noroeste do Paraná) Francisco Antonio Boni (Fran Boni).
Para a realização do evento que foi um sucesso, o trabalho e a preocupação com o acerto foi grande.
Enquanto o Sindicato rural contratava ônibus e buscava parceiros, o Demerval e companheiros não mediram esforços para convidar lideranças dos dois Estados.
Na preparação da apresentação técnica, a equipe da Unespar supervisionada pelo reitor professor Antonio Carlos Aleixo trabalhou intensamente. Com parte de pesquisa já feita pelo professor e coordenador da equipe técnica João Carlos Leonello, os professores Onivaldo Izidoro Pereira e Sérgio Luiz Maybuk complementaram as informações. Na parte da criação do vídeo de resgate histórico do movimento, com materiais fornecidos pelo Demerval, o jornalista Cássio Henrique Ceniz incluiu imagens da Unespar e da Viapar e fez um belíssimo vídeo.
Na parte técnica colaboraram pela Unespar o agente universitário Angelo Ricardo Marcotti  e pelo setor de informática do governo do Mato Grosso do Sul o competente e atencioso técnico Adriel Dutra  Cristal.
Ainda na noite anterior, 05/07/17 , ao chegar em Paranavaí para seguir viagem no outro dia as 6h30m  da manhã, fui recepcionado pelo Demerval Silvestre e vi no hotel e no local onde jantamos, um banner da sociedade civil (ver primeira foto) com os dizeres “Paranavaí, eu acredito”  e fiquei sabendo que  foram confeccionados aproximadamente 200 e espalhados pelas empresas da cidade e região. Uma excelente iniciativa.
No dia 06/07/17 as 6h30m da manhã um ônibus lotado com lideranças, dentre eles vereadores, assessores de vereadores, empresários, profissionais liberais, lideranças comunitárias, membros da imprensa,  a atual vice prefeita de Paranavaí Jeanne Kato esposa do ex-deputado Teruo Kato e o ex-prefeito Rogério Lorenzetti e as senhoras rotaryanas Luciana Silvestre e Nailda M Pierin, se propuseram a enfrentar 7 horas de viagem de ida e mais 7 horas de volta logo após o evento.
De carro e de avião saíram outras lideranças. De Curitiba saiu o reitor da Unespar Antonio Carlos Aleixo.
O evento foi um sucesso total.
Todas as falas foram muito qualificadas e algumas bem entusiasmadas, quase todas destacando a união dos dois Estados, a importância do corredor de acesso de produtos, diminuição de custos, melhoria de infraestrutura,  melhoria do desenvolvimento econômico para os dois lados etc.  
Salvo engano, falaram o Secretário de Estado e Infraestrutura  Marcelo Miglioli destacando outras parcerias já estabelecidas com o Paraná.
Demerval Silvestre, com entusiasmo destacou todas as vantagens econômicas da duplicação, lembrou da recepção em 2012 no MS do então prefeito de Nova Andradina Roberto Hashioka e a então deputada Dione Hashioka lançando a ideia do movimento. E olhando para o governador afirmou que a rodovia será uma das mais importantes do país.
Da parte da Unespar, divulgou-se o vídeo de resgate histórico (já mencionado), depois a apresentação de dados técnicos, com muita segurança e desenvoltura feita pelo professor Onivaldo Izidoro Pereira e concluindo-se com o vídeo em 3D simulando a continuidade da BR 376 até o MS.
O Diretor Geral do DER Nelson Leal Junior, destacando as duplicações realizadas recentemente no Paraná e a necessidade de incluir a continuidade da BR 376 nas demandas políticas.
O presidente da AMUNPAR – Fran Boni com entusiasmo, destacando a Unespar, os técnicos, a melhoria da região com o apoio do governador Beto Richa, a sede da Reitoria e o empenho do Demerval Silvestre e Ivo Pierin Junior no movimento pró-duplicação.
O presidente da assembléia legislativa do Estado do MS Junior Mochi, fazendo referência a um dado técnico da apresentação da Unespar, lembrou que o governador Jaime Canet Junior afirmava que governar era construir estradas e manifestou apoio ao projeto.    
O líder do governo do Paraná Luiz Claúdio Romanelli, destacou a presença do reitor Antonio Carlos Aleixo. Destacou outra parceria com o MS – a ponte ligando Guaira-Pr a Mundo Novo-Ms e demonstrou apoio ao projeto.
Finalmente  o governador Reinaldo Azambuja que fez um belo pronunciamento, dentre os vários agradecimentos, fez menção ao reitor Carlos Aleixo e ao técnico Onivaldo da Unespar que apresentou os dados. Começou dizendo que enquanto determinado  governante quer construir um muro para separar e ele defende construir pontes para unir. O mais importante da fala dele foi o compromisso de levar para a reunião do CODESUL – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul que integra MS,PR, RG e SC, a proposta da continuação da duplicação da BR 376, ligando os dois Estados.
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.