quinta-feira, 8 de junho de 2017

MINHA PARTICIPAÇÃO DIRETA NO ENDER-SEMAGE 2017 UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO










Está acontecendo na Unespar campus de Campo Mourão nos dias 07,08 e 09 de junho o I Encontro Interdisciplinar de Desenvolvimento Regional - Ender - “Desafios e perspectivas para o Planejamento e Gestão Territorial” e simultaneamente o III Seminário de Avaliação e Disseminação do Grupo de Pesquisa Gera – Semage . O evento é uma ação do Grupo de Pesquisa Gera que objetiva discutir caminhos de investigação que contribuam para o desenvolvimento regional, bem como discutir as formas de planejamento e de gestão dos territórios.

Sobre o dia 07 (abertura) e dia 09 (encerramento) e sobre a Mesa Redonda realizada no período da tarde do dia 08 e um panorama geral do evento, na condição de editor do grupogeracm.blogspot.com.br, farei uma matéria específica no sábado e publicarei no referido blog. Na presente publicação publico minha participação direta no evento.

Das  10 as 12 horas do dia 08 de junho de 2017, fui mediador (ver as 04 primeiras fotos) da Mesa Redonda intitulada "Planejamento e Gestão do Território" que teve como comunicadores/a os/as professores/a doutores/a Adalberto Dias de Souza, Paulo Roberto Santana Borges e Ricardina Dias (o primeiro do colegiado de Administração e os demais de Ciências Econômicas).

Foi uma excelente Mesa Redonda, três importantes comunicações enriquecidas pela mediação e pelas perguntas e comentários do professor Fábio Rodrigues da Costa,  da professora e coordenadora do evento Áurea Andrade Viana de Andrade, da professora Michelle Graciela Morais de Sa e Silva - ENAP/IPEA e professora    Sandra Terezinha Malysz.

Das 19h40 min as 22h30 min, participei das apresentações de comunicações na sala D22 coordenada pelo professor doutor Adalberto Dias de Souza.

Os trabalhos apresentados (a partir da quinta foto) tem seguintes títulos e apresentadores:

"Uma breve análise sócio-econômica de empreendimento de economia solidária do ramo de separação de materiais recicláveis - Coopertrage - União da Vitória-Pr, oriundo de uma política pública bem sucedida" - autoria  e apresentação de Sérgio Luiz Maybuk .

"Eleições e gastos com saúde nos municípios do Paraná" - autoria e apresentação de Simone Luzia Santana Sambugaro Wencel e Jorge Leandro Delconte Ferreira.

"A educação ambiental como uma política pública necessária para as áreas rurais e o direito ao saneamento básico" de autoria de Ana Paula Azevedo da Rocha e autoria e apresentação de Sandra Terezinha Malysz.

"A emancipação político-administrativa do município de Mato Rico/PR  e seus efeitos no relacionamento com os cidadãos" de autoria e apresentação de Adalberto Dias de Souza e autoria de Juliano Domingues, Samuel Loch e Ceres America Ribas.

"Implicações sócio-econômicas e perspectivas de desenvolvimento pós-emancipação político  administrativa em pequenos municípios paranaenses" de autoria de Adalberto Dias de Souza, autoria e apresentação de Rafaela de Lima Silva, autoria de Rodrigo Monteiro da Silva e Tito Jerónimo Adalberto Alfaro Serrano.

"Comparação dos processos iniciais de colonização e exploração do Brasil, México e Estados Unidos da América" de autoria e apresentação Wellington Zachytiko Vitti, autoria de Adalberto Dias de Souza, Ceres America Ribas e Omar Matheus G. D. de Souza.

Foram todas apresentações muito boas, com conteúdos relevantes que suscitou importantes debates entre os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.