sábado, 12 de novembro de 2016

BELÍSSIMA PALESTRA DA GRANDE ECONOMISTA TÂNIA BACELAR

Recebi por watsapp uma matéria sobre palestra da grande economista e para mim,  uma das poucas pensadoras da economia brasileira da atualidade, professora aposentada Tânia Bacelar da UFPE.


Em abril de 1999,  tive o privilégio de ir ao Rio de Janeiro com alguns alunos, financiado pela Fecilcam na época dirigida pela professora Sinclair Pozza Casemiro, para assistir o evento  O TRIBUNAL DA DÍVIDA EXTERNA que reuniu-se nos dias 26 a 28 de abril , no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, Brasil, no local onde foi enforcado Tiradentes, herói e mártir da independência, na presença e com a participação cerca de mil e setecentas pessoas de diversas partes do Brasil e diversos países do mundo. Promovido pela CNBB-Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Cáritas, CONIC-Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, CESE-Coordenadoria Ecumênica de Serviços, CMP-Central de Movimentos Populares e MST-Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, e o IAB Instituto dos Advogados Brasileiros, com o apoio do CORECON/RJ-Conselho Regional de Economia do Estado do Rio de Janeiro, SINDECON/RJ-Sindicato dos Economistas dos Estado do Rio de Janeiro, IERJ-Instituto de Economistas do Estado do Rio de Janeiro, SENGE/RJ-Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e PACS-Instituto de Políticas Alternativas Para o Cone Sul, o Tribunal teve como objetivos julgar o caso brasileiro da dívida externa e reforçar a Campanha do Jubileu 2000 em favor do cancelamento da dívida dos países de baixa renda e mais endividados.

No evento tive o prazer de assistir várias palestras e as duas mais importantes foram com duas grandes pensadoras da economia brasileira, a maravilhosa professora de economia Maria da Conceição Tavares e a grande professora Tânia Bacelar. Sempre quando assisto ou leio algo sobre elas procuro reproduzir.

A matéria sobre a palestra da professora Tânia Bacelar é simplesmente fantástica, porque didaticamente desconstrói toda a falácia sobre a PEC 55 que segundo ela é uma máquina de construir desigualdade e tem como meta tirar de quem não tem (ela inclui também a classe média) para financiar quem não precisa, que são os rentistas dos grandes bancos que ganham muito e não geram praticamente nada de emprego. CLIQUE AQUI para ler.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.