quarta-feira, 16 de setembro de 2015

LIVRO O QUARTO PODER, RECOMENDADÍSSIMO

Hoje duas da madrugada, terminei de ler o livro "O quarto poder poder - uma outra história"  de 553 páginas, do jornalista Paulo Henrique Amorim, que trabalhou nos principais meios de comunicação do Brasil e fez entrevistas com as principais personalidades do mundo nos seus mais de 50 anos de carreira.

O livro tem informações preciosas, muitas delas engraçadas que nos faz rir só de lembrá-las. Mas trata especialmente da concentração da mídia no Brasil, da forma como a Globo nasceu e cresceu, as manipulações etc.

O livro retrata o papel violento da grande imprensa em prol do grande capital desde Getúlio Vargas até hoje. E retrata coisas absurdas como foi o caso em que o jornal nacional, depois que todos os meios de comunicação do Brasil e até alguns sites fora do país  tinham anunciado a queda do avião da Gol que matou mais de 150 pessoas, o jornal nacional simplesmente ignorou o fato, para não tirar a atenção do público sobre um determinado assunto que alterou o resultado de uma eleição no primeiro turno. Simplesmente deplorável.

O livro tem inclusive um manual para os futuros jornalistas, cinegrafistas e editores sérios e éticos, de como se comportarem nas matérias jornalísticas. 

O livro vai descrever com detalhes atitudes de alguns personagens importantes, para o bem e para o mal da história do Brasil, tais como Getúlio Vargas, João Goulart,Carlos Lacerda, Paulo Lacerda, Leonel Brizola, Assis Chateaubriand, Roberto Marinho, Golbery do Couto Silva, Ernesto Geisel, João Batista Figueiredo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (o Boni que revolucionou a televisão), Mino Carta, os Civitas da Veja, Alexandre Garcia (o autor inclui o sobrenome Maluf no nome do jornalista, rsrs), Adolfo Bloch, Silvio Santos, Delfim Netto, Tancredo Neves, Oscar Niemeyer, Lula, FHC, Roberto Requião, Collor, Armando Nogueira, Fidel Castro, Raul Castro, Alberico de Souza Cruz, André de Lara Rezende, Sergio Mota, Antonio Carlos Magalhães, José Serra, Aecio Neves, Geraldo Alckmin e outros mais.

Leitura Recomendadíssima, especialmente para os mais jovens.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.