domingo, 24 de maio de 2015

O BELÍSSIMO FILME "O ANEL DE TUCUM" E MINHA TRAJETÓRIA

Interessante a vida, as pessoas que passam por nós e as experiências que temos.

Eu já fiz parte de coordenação de grupo de jovens da igreja católica, ao lado do (atualmente) compadre Antonio Minuk em plena efervescência da Teologia da Libertação e com incentivo do Padre Ademar de Oliveira Lins.

Eu já visitei acampamento do Movimento Sem Terras.

Eu passei um primeiro de maio maravilhoso, em um Seminário da igreja católica, na cidade de São Paulo ao lado dos amigos Antonio Minuk e Luzia Gonçalves e  assisti missa com o Dom Paulo Evaristo Arns.

Eu acompanhei as vitórias e belas poesias críticas, no Varal de Poesias da Fecilcam,  do amigo que está no andar de cima João Lessa

Eu escrevi uma monografia de conclusão do curso de ciências econômicas intitulada "a pobreza e a distribuição de renda no Brasil" em 1994. 

Já na condição de professor,  participei da Romaria da  Terra em Querência do norte-Pr.

Eu tenho amigos guerreiros na APP Sindicato, na Unespar campus de Campo Mourão e de outros movimentos.  Já tivemos vitórias e derrotas mas com muito aprendizado. Somos unidos e morremos abraçados se for preciso.

No momento estamos desgastados, tristes, indignados com a insensatez do governo estadual diante dos servidores públicos estaduais. Mas tudo bem, é só mais uma luta diante de tantas outras que virão.

E só depois de uma conversa com a professora Luciani Wolf do Colegiado de Pedagogia do nosso campus, que tive acesso ao belíssimo filme "O anel de Tucum", produzido exatamente no ano em que me formei. Nele, infelizmente somos obrigados a ouvir alguns minutos um cidadão de Goiás, chamado Ronaldo Caiado que ainda hoje, na condição de Senador, esbraveja e às vezes até baba de raiva, defendendo uma direita excludente e raivosa. Mas podemos ver também, felizmente, Frei Beto, Leonardo Boff, Dom Pedro Casaldálga e povo, muito povo sofrido, lutador e guerreiro.

Vale a pena assistir. CLIQUE AQUI. .   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.