sábado, 7 de fevereiro de 2015

CARTA AOS DEPUTADOS ESTADUAIS - FEVEREIRO DE 2015

CARTA AOS DEPUTADOS ESTADUAIS - FEVEREIRO DE 2015

Provavelmente na próxima terça-feira a Assembleia Legislativa do Paraná irá votar um projeto que comprometerá de forma irreversível, a estrutura pública da educação paranaense e são vários os aspectos que impactarão negativamente na qualidade de ensino e na vida de professores, especialmente os que atuam na rede básica em que os problemas são infinitamente maiores. Mas há um aspecto que se destaca porque atinge todos os servidores públicos paranaenses e é sobre ele que quero tratar.

Sou um servidor público paranaense há quase 20 anos, faltam alguns meses para eu, não sei se posso afirmar isso, ainda ter o direito concedido de mais um qüinqüênio, imaginava isso desde o momento em que assinei meu termo de posse na então Faculdade Estadual de Campo Mourão, hoje Campus da mais nova universidade pública do Paraná – Unespar, que está espalhada por todos os cantos do Paraná, por ser multicampi e que tem aproximadamente 700 professores efetivos atendendo aproximadamente 13.000 alunos oriundos de mais de 150 municípios do Paraná.

Neste exato momento estou apreensivo, preocupado, mas acima de tudo imaginando o velho político José Richa, um dos maiores combatentes da ditadura militar, que fez história no sentido positivo e que talvez tenha sido, o mais admirado dos governadores pelos servidores públicos paranaenses, se vivo estivesse, como estaria se sentindo ao ver seu filho, jovem governador, enviar para a Assembléia Legislativa um projeto que extingue direitos dos servidores públicos.

Sou filho de um caminhoneiro e uma dona de casa e sempre estudei em escola pública. Vou completar 47 anos no próximo dia 22 de fevereiro e não gostaria de receber um presente de aniversário antecipado tão desagradável. Tenho um filho de 16 anos que depende da minha estabilidade e segurança financeira e acima de tudo insisto em acreditar no bom senso dos nossos legisladores.

Quando prestei concurso público para professor universitário na área de economia, o fiz porque naquele momento acreditava na seriedade do governante de plantão e no bom senso do poder legislativo da época e optei por fazer uma carreira que tinha regras claras. Vantagem por um lado, ou seja, estabilidade, qüinqüênios a cada 5 cinco anos, aposentadoria com salário integral com o direito ainda, de após cumprir o tempo de serviço mínino e a idade mínima, optar por ter outros 5% para cada ano trabalhado até completar determinado percentua e em contrapartida, serviria parte do povo paranaense durante toda minha carreira. Por outro lado, não teria o direito do fundo de garantia.

Foi uma opção que fiz e isso gerou uma expectativa de futuro perfeitamente normal, pois imaginava que JAMAIS alguém ousaria mudar a regra do jogo no meio do caminho.

Dizem que na atual Assembleia Legislativa do Paraná, não chega a 10 os deputados que ousam votar contra o Governador do Estado, mesmo que eventual projeto acabe com direitos de todos os servidores públicos paranaenses e parte dos sonhos deles e de seus familiares e ainda aumente a insegurança no futuro, pois se isso acontecer, qualquer coisa de ruim, dali para frente pode ser ato natural. Basta apenas começar.

Espero com muita esperança poder contar com o seu bom senso e que eu possa lembrar sempre que em tal votação fatídica, seu nome esteve entre aqueles que respeitaram os servidores públicos paranaenses.
Atenciosamente,
Sérgio Luiz Maybuk
Unespar Campus de Campo Mourão
Servidor público paranaense desde junho de 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.