terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O LIVRO DO LEANDRO MOREIRA DA LUZ



A semana que passou foi mais calma e pude então terminar de ler um livro que havia começado. Trata-se da obra “Diálogo entre um professor e um aluno” do autor Leandro Moreira da Luz.
O autor  foi nosso aluno do curso de Ciências Econômicas da Fecilcam atual  Unespar Campus de Campo Mourão-Pr e atualmente é professor universitário da Faculdade Integrado de Campo Mourão-Pr. Além de ser um talentoso músico, que toca vários instrumentos e canta muito bem e em vários estilos.

O livro é instigante para quem deseja escrever qualquer trabalho científico, desde uma monografia de conclusão de curso até trabalhos de outros níveis. Pode ser considerado um manual de elaboração de projeto de pesquisa, mas construído aos poucos, a partir da ansiedade, curiosidade e a sede de conhecimento apresentado pelo aluno (autor do livro) e a grande capacidade do professor (que dialoga com ele no livro) em tirar as dúvidas, sugerir mudanças, inclusive com muita sinceridade sendo duro às vezes, mas também elogiando quando necessário.

Além das questões técnicas do conhecimento adquirido na elaboração de um projeto de pesquisa, que serve para todos os interessados,  ainda recebe-se um extra, na discussão da problemática do tema, embora de interesse exclusivo do aluno (autor do livro), uma gama de possibilidades de outras pesquisas e uma introdução de conhecimento de vários autores citados, vários deles clássicos da literatura mundial que vale a pena conhecê-los, mesmo que seja só um pouquinho.

De qualquer forma, a ideia em transformar em livro uma conversa (prosa como tratado no livro) aparentemente na troca de e-mails foi uma experiência interessante e muito rica.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.