sexta-feira, 4 de abril de 2014

CONCEIÇÃO TAVARES: NINGUÉM COME PIB COME ALIMENTOS

Em 2014, no dia 13 de agosto (dia do economista) vou completar 20 anos de graduação em economia pela então Fecilcam (hoje Unespar Campus de Campo Mourão).

Nos meus estudos li muita coisa e conheci muitos pensadores da economia brasileira. Uma pensadora tem destaque na minha formação.

Respeito e admiro a economista, a portuguesa naturalizada brasileira Maria da Conceição Tavares (professora titular da Unicamp e professora emérita da UFRJ).

Ele tem diversos livros publicados e existem vários vídeos dela no youtube. Vale a pena ler suas obras e ouvir suas palavras. Ela além de ser muito inteligente é escrachada , não tem papas na língua. Não tem como não rir com seu jeitão singular de se expressar e fazer analogias nas suas aulas de economia.

De 26 a 28 de abril de 1999, com apoio da então diretora da Fecilcam professora Sinclair Pozza Casemiro,  tive o prazer de participar do evento "Tribunal da Dívida Externa" (no tempo em que nossas reservas do Brasil eram inferiores à divida, hoje a realidade é outra) no famoso Teatro João Caetano no Rio de Janeiro.

Na ocasião, teve palestrantes, depoentes e debatedores de vários segmentos e de várias partes do mundo. Entre eles estava a economista Maria da Conceição Tavares que fez uma belíssima  palestra recheada de muito conhecimento, análise, ironia e palavrões que arrancaram risos do teatro lotado. Ela é simplesmente fantástica. 

No dia 24 deste mês ela completa 84 anos e continua firme e forte. Deu algumas declarações recentemente, sobre o período da ditadura militar e da economia brasileira e saiu com essa frase interessantíssima: ninguém come PIB, come alimentos. CLIQUE AQUI para ler a matéria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.