sábado, 12 de abril de 2014

BANCA DE PROFESSOR ASSOCIADO NO COLEGIADO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Ontem tive o prazer e a emoção de participar da primeira Banca de elevação para professor associado do Colegiado de Ciências Econômicas da Unespar Campus de Campo Mourão.

Para quem não sabe,  um professor só pode concorrer à elevação de professor adjunto (com doutorado) para professor  associado, quando, antes de se aposentar completar 8 anos com nível de doutorado.

Ontem, 11 de abril de 2014, aconteceu o processo com a professora Janete Leige Lopes e a banca foi composta pelos professores doutores do nosso campus Edcleia Aparecida Basso e Luciana Aparecida Bastos e como convidado externo,  professor licenciado da UEM para exercer mandato legislativo Enio Verri.

Na primeira parte dos trabalhos, a professora doutora Janete Leige Lopes, apresentou um belíssimo estudo científico que teve como problema de pesquisa, saber se há relação entre trabalhadores agrícolas e a pobreza. Trabalho que quando for publicado deveria ser lido por todos, especialmente os governantes.

Na parte das análises e contribuições dos membros da Banca, cada um deles, dentro de suas especialidades fez importantes apontamentos e no geral elogiaram muito o trabalho da professora.

O primeiro a falar foi o professor doutor Enio Verri que fez doutorado na USP e já foi Secretário de Planejamento no último governo do Paraná com o governador Roberto Requião. A união da experiência acadêmica com  a experiência do cargo governamental, nos agraciou com uma bela análise da importância do trabalho escrito e apresentado pela professora.

Quem falou na sequência foi a professora Luciana Aparecida Bastos que fez doutorado na USP em história econômica. Ela, com sua experiência acadêmica adquirida no doutorado, fez uma bela explanação sobre a pobreza na história e sugeriu novos trabalhos ligados ao tema à professora.

Por último quem se pronunciou foi a professora doutora Edcleia Aparecida Basso que fez doutorado na Unicamp. Ela que é a primeira professora associada do Campus de Campus de Campo Mourão, com seu olhar das letras, fez importantes observações sobre o trabalho apresentado.

Na segunda parte dos trabalhos, a professora Janete Leige Lopes fez um breve relato de sua história de vida e em especial no nossos campus.

Na parte acadêmica disse que gostaria de ter feito o curso de direito mas não tinha como sair de Campo Mourão no período, por falta de condições financeiras. Ingressou no Curso de Ciências Econômicas de forma aleatória e acabou se destacando no mesmo chegando a ser escolhida melhor aluna. 

Logo depois, foi professora colaboradora do Curso de Ciências Econômicas e posteriormente professora efetiva. Disse que lecionou praticamente todas as disciplinas porque desejava fazer mestrado e era uma forma de se preparar para o mesmo.

Quando foi se inscrever no primeiro mestrado em economia na UEM recebeu um "belo" incentivo de alguém de lá (você acha que terá alguma chance em disputar com os professores daqui?). Na volta de casa ficou muito frustrada, mas não se abalou. Das 6 vagas ficou em 4º lugar.

Depois após algumas tentativas frustradas, ingressou no doutorado na Esalq (uma das mais conceituadas instituições do país) e afirmou que teve uma grande ajuda nos estudos da professora Rosângela Maria Pontili que atualmente é professora da Unioeste e com quem ainda faz trabalhos científicos em conjunto.

Da minha parte, sou além de admirador da professora Janete Leige Lopes também agradecido pela sua contribuição para a minha vida acadêmica. Ela foi minha professora na graduação em mais de uma disciplina, foi minha orientadora no trabalho quando cursei especialização e foi fundamental quando coordenou o mestrado que fiz em parceira Fecilcam/UFPR.  

Um comentário:

  1. Rosangela Maria Pontili18 de abril de 2014 às 08:30

    Eu, particularmente, tenho acompanhado o desenvolivmento das atividades de nossa amiga Janete e percebo sua disposição em melhorar a cada dia, cotinuar crescendo academicamente e contribuir com as discussões econômicas de nosso país. Atualmente, eu e a Janete estamos afastadas geograficamente, mas continuaremos trabalhando juntas e tenho certeza que a experiência dela vai contribuir muito para a consolidação do novo curso de mestrado da nossa Unespar - campus de Campo Mourão. Um abraço e obrigada por se lembrarem de mim, pois sempre lembro-me de vocês também.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.