quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SEMINÁRIO SOBRE O TRABALHO; ALMOÇO NO PALÁCIO DO IGUAÇÚ; REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO TRABALHO DECENTE

Ontem, 15/10/2013, em Curitiba,  representando a UNESPAR e com apoio do diretor do campus de Campo Mourão/Fecilcam professor Eder Rogério Stela, participei de três eventos muito importantes, ou seja, o Seminário de Promoção de Política Nacional do Emprego e Trabalho Decente da Região Sul; almoço com o Governador Beto Richa no Palácio do Iguacú; e finalmente, no período da tarde, reunião de trabalho, do Grupo Gestor do Trabalho Decente no Paraná, do qual faço parte, nomeado pelo Governador do Estado.

No período da manhã, no Seminário de Promoção de Política Nacional do Emprego e Trabalho Decente da Região Sul:

Foi apresentado por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, o "Exercício de Monitoramento do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD) (Trabalho desenvolvido por iniciativa do referido Ministério, com a assistência técnica do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil), com três prioridades:

Prioridade 1: Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade de Oportunidades e de Tratamento;

Prioridade 2: Erradicar o Trabalho Escravo e Eliminar o Trabalho Infantil, em Especial em suas Piores Formas; e

Prioridade 3: Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo social como um Instrumento de Governabilidade Democrática.

Uma bela explanação sobre os Trabalhos da Organização do Trabalho pela Representante Oficial da OIT  no Brasil  Andrea Bolzon.

Houve um debate interessante entre o Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e também Presidente do Forum Nacional de Secretaria de Trabalho Luiz Cláudio Romanelli, O Secretário de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego Silvani Alves Pereira e o Assessor de Relações Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego, sobre a criação do Sistema Único de Emprego e Trabalho Decente em substituição ao atual Sistema Nacional de Emprego (SINE) nos moldes do Sistema Único de Saúde - SUS e Sistema Único de Assistência Social - SUAS .
CLIQUE AQUI para ler matéria e ver fotos do evento.

Houve também vários questionamentos de participantes aos palestrantes.

Na hora do almoço, fomos recebidos pelo Governador Beto Richa. Nós membros do Grupo Gestor do Trabalho do Decente, autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego e alguns visitantes de outros Estados. Almoçamos com o Governador numa sala do Palácio do Iguaçú, na ocasião, teve falas do Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária Luis Cláudio Romanelli, do  Secretário de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego Silvani Alves Pereira e do Governador Beto Richa.
CLIQUE AQUI para ler matéria e ver fotos do evento.

No período da tarde, no início da reunião de trabalho do Grupo Gestor do Trabalho do Decente, o principal articulador do mesmo, Nuncio Mannala, do Departamento de Políticas Públicas de Relação do Trabalho, da  Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, apresentou com fotos, todas as etapas de criação do referido Grupo, com fotos e fez uma bela homenagem ao técnico da SETPS - Luiz Antonio Bonato que faleceu recentemente de câncer. Eu particularmente fiquei muito triste, porque no ano passado tive o prazer de viajar várias vezes à trabalho com ele, quando executamos ações de economia solidária numa parceria entre a Unespar/Fecilcam e a SETPS.

Na sequência houve, houve apresentação de trabalhos executados sobre o trabalho decente no Paraná, pelo professor doutor Ronaldo Baltar da UEL, da professora doutora Lenir Maienardes da UEPG e do professor  doutor Sandro Lunard Nicoladeli da UFPR. A partir das apresentações dos trabalhos, os integrantes do Grupo Gestor debateram as questões levantadas e traçaram os encaminhamentos dos próximos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.