segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MARX E A O FETICHE DA MERCADORIA, SERIA O INÍCIO DO MARKETING?

Interessante, no ano passado orientei uma aluna no seu seu trabalho de conclusão de curso, e na ocasião o trabalho resultou numa comparação entre o fetiche das mercadorias de Marx e a teoria do marketing. Não há de ver que acabo de ler uma matéria no site Carta Maior, em que um publicitário defendeu em congresso que Marx teria sido um precursor do marketing. Minha orientanda Ariadne Sigmar e Eu não estamos mais sozinhos com a ideia. CLIQUE AQUI para ler a matéria.  

2 comentários:

  1. Parando para analisar podemos perceber que quase tudo que consumimos compramos, é induzido pelo fetiche desejo da mercadoria, como Marxs especificou. Nestes casos podemos notar a influencia da propaganda e a força que ela impõe sobre nossas decisões na hora da compra, assim também ao analisarmos não vemos uma saída para isso pois o desejo de satisfação do ego parece sobrepor o desejo de satisfazer as necessidades básicas. Assim também seria hipócrita de nossa parte apenas criticar e dizer que é errado pois todos agimos da mesma forma, até os socialistas mais ferrenhos buscam as melhores marcas e andam em seus carros importados criticando o capitalismo.

    Salvador José de Almeida
    2º Ano Ciências Econômicas

    ResponderExcluir
  2. Prezado Maybuk,
    Sou o publicitário que fez a intervenção no II Congresso Internacional Karl Marx, em Lisboa ( 24/25/26 de outubro). Gostaria de ler o trabalho de de sua orientanda. Diversas postagens sobre o tema estão em meu blog marxrevisitado.blogspot.com Abs Elysio Pires

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.