sexta-feira, 24 de maio de 2013

REUNIÃO DE TRABALHO DO COMITÊ GESTOR DE TRABALHO DECENTE

No dia 19/03/2013  tomei posse representando todos os campi da UNESPAR e juntamente com outras 47 pessoas, em solenidade no Palácio Iguaçú presidido pelo Governador Beto Richa, do Comitê Gestor do Trabalho Decente, composto por órgãos e entidades, Secretarias de Estado, universidades, federações de trabalhadores e representações patronais, que irá coordenar a elaboração de planos para implementar a Agenda Paranaense do Trabalho Decente e o plano de ação para seu acompanhamento a avalação. 
 
As prioridades do Comitê são traçar estratégias para erradicar o trabalho em condições análogas à escravidão, eliminar o trabalho infantil e garantir empregos com igualdade de oportunidades e tratamento, além de fortalecer o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática. O comitê é uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que combate a pobreza, desigualdade social e a fome. 
 
Ontem, 23/05/2013 na sala de reuniões da SETI - Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, participei de uma reunião de trabalho com parte dos membros do referido Comitê, especialmente os professores universitários que representam suas respectivas instituições de ensino superior.
 
A reunião foi presidida pelo sr. Nuncio Mannala da diretoria de relações de trabalho da SETS - Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e contou com os demais participantes: Simone Cristina Carvalho (SETI), professor Nicolau Afonso Barth (UTFPR), professora Maria Nezilda Culti (UEM), professora Fátima A. Cruz Padoan (UENP), professor Ronaldo Baltar (UEL), Antonio Carlos Camargo (SETS), professor Sérgio Luiz Maybuk (UNESPAR), professor Leandro Batista Vieira (FACINOR), professora Sandra S. S. Bergonzi (UFPR), economista Marcos A. Souza (DIEESE/OBSERVATÓRIO DO TRABALHO), professor Sandro Lunard Nicoladeli (UFPR) e Levir Mainards (UEPG).
 
A reunião foi muito proveitosa e os participantes fizeram importantes apresentações sobre suas pesquisas envolvendo alguma formas e relações de trabalho. Todos os representantes das universidades receberam uma importantíssima obra em dois volumes intitulada "O direito coletivo, a liberdade sindical e as normas internacionais que teve como organizadores/colaboradores: Sandro Lunard Nicoladeli, André Franco de Oliveira Passos, Tatyana Scheila Friedrich e somente colaboradores: Oscar Ermida Uriarte, Edésio Franco Passos.
 
Na reunião ficaram definidas a priori e sujeitas a algumas alterações as comissões de acordo com as categorias de discussões conforme abaixo:
 
Trabalho, Gênero e Raça (SEJU, SETS, CUT, UGT, FIEP, ACP, UEL, UEM, AMCG);
 
Saúde e Segurança (SESA, SETS, SUP. REG. DO TRAB., SEED, FS, NCST, CUT, FIEP, FAEP, OCEPAR, PUC, UEPG, UEL, AMUNORPI);
 
Tripartismo (SEJU, SETS, SEAP, UGT, CGTB, FS, FECOMERCIO, ACP, UNOPAR, UNESPAR, UNIOESTE, ANCESPAR);
 
Geração de Empregro e Renda (SEPL, SEFA, SEIM, SEDU, UGT, CTB, FS, ACP, OCEPAR, FIEP, UNESPAR, UTFPR, PUC, AMUNORPI, AMCG); 
 
Trabalho Infantil ( SEDS, SEED, SETS, SETU, SEAB, CTB, NCST, CGTB, FIEP, FETRANSPAR, FAEP, ISULPAR, UNICENTRO, UNIAMERICA, ANCESPAR);
 
Trabalho Escravo (SEDS, SEED, SEAE, SRTE, SEJU, CTB, NCST, CGTB, FAEP, FIEP, OCEPAR, ISULPAR, UTFPR, PUC, UFPR, AMUNORPI).
 
Ficou decidido primeiramente, que em trinta dias no máximo, todas as universidades deverão fazer um levantamento de todos os projetos de pesquisa e extensão ligadas aos seis temas acima apresentados.
 
Depois na sequência será feito um seminário envolvendo o levantamento das universidades e os levantamentos de outras entidades não ligadas ao ensino superior, referente aos temas aqui apresentados.
 
O Paraná apesar de estar na região sul tem uma série de problemas relacionados ao trabalho e por incrível que possa parecer, ainda tem problemas com trabalho infantil e trabalho escravo.  

Discutimos também sobre os casos em que embora trabalhadores no Brasil tenham carteira assinada, a forma como o trabalho é realizado é desumano. Para todos os meus internautas e especialmente aos meus alunos de economia política e todos aqueles que já ouviram falar de "mais valia" do nosso velho Marx, assistam com muita atenção o vídeo "carne osso" que retrata a dura vida dos trabalhadores nos frigoríficos e abatedouros de aves. CLIQUE AQUI para assistir. 
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.