segunda-feira, 1 de abril de 2013

ÍNDICES DE POBREZA NA COMCAM

A história de reversão da  pobreza na região da COMCAM vem de longa data. 

Em 2000 o então NEPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas vinculado ao departamento de economia da Fecilcam e com auxílio de professores também do departamento de administração, fez um belíssimo trabalho contratado pelo Sebrae na maioria dos municípios da Comcam. Na época foi feito um diagnóstico econômico e social dos municípios e oportunidades de transformação de acordo com as características de cada município. O trabalho foi entregue aos prefeitos de cada localidade e muito provavelmente ficou na gaveta ou foi para a lixeira mais próxima.

Em 2004 a professora do departamento de economia da Unespar/Fecilcam e ex secretária do planejamento do município de Campo Mourão, a doutoranda Ricardina Dias, esteve na Itália e pode comprovar visitando vários municípios, que a única forma de desenvolver uma região seria por meio de trabalho em conjunto com os municípios e ação efetiva de um órgao do tipo Comcam. Ela veio entusiasmada com aquela ideia, conversou com muita gente e a partir dali algumas tentativas foram feitas, mas a desunião que impera nas lideranças políticas regionais e a falta de conhecimento da importância do trabalho regional da maioria dos prefeitos impediu a evolução necessária.

Espero que dentro em breve novas ações sejam feitas a respeito dos dados abaixo:    

Fonte da matéria : site bocasanta.com.br

Para os técnicos do Ipardes e da UEM que elaboraram o diagnóstico, “todos os índices de pobreza na região são altíssimos e evidenciam a situação problemática dos municípios”. Mesmo Terra Boa, com taxa abaixo de 20%, o estudo chama de caso “menos pior”. Em Campo Mourão, o índice de pobreza é de 20,74% e em Engenheiro Beltrão 24,18%. Só nessas três cidades a pobreza está abaixo dos 25%. Ih, então não é Comcam, é “Compobre”...

TAXA DE POBREZA POR MUNICÍPIO
Altamira do Paraná – 52,37
Corumbataí do Sul– 48,60
Nova Cantu – 46,53
Roncador – 46,25
Farol – 45,30
Iretama – 43,50
Quarto Centenário – 42,07
Barbosa Ferraz – 41,87
Luiziana – 41,12
Janiópolis – 39,09
Mamborê – 38,26
Campina da Lagoa – 37,20
Boa Esperança – 35,83
Ubiratã – 33,16
Moreira Sales – 32,79
Juranda – 35,76
Quinta do Sol – 35,49
Rancho Alegre – 35,44
Peabiru – 31,90
Fênix – 30,10
Goioerê – 27,69
Araruna – 27,61
Engenheiro Beltrão – 24,18
Campo Mourão – 20,74
Terra Boa – 18,75

Fonte: Ipardes/Dianóstico da Região da Comcam

4 comentários:

  1. Complicada essa situação da COMCAM, sem contar que 16 das 25 cidades da região, não possuem sequer um metro de galerias de esgoto, como pode uma região tão rica, ter cidades em condições tão precárias? Os grandes responsáveis por isso, são nossos políticos que infelizmente não estão nenhum pouco preocupados com essa triste realidade. Não precisa ser nenhum especialista no assunto para perceber, que se medidas urgentes não forem tomadas, muitos municípios da região, em um período de 20 anos vão virar meros povoados.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa matéria, pois mostra a triste realidade que vive nossa região. Assim muitos moradores dessas cidades, principalmente os jovens, só veem a alternativa de ir embora pra cidades maiores,em busca de emprego, pra ter uma condição melhor.

    Suliandri Bernardes Ferreira 2ano Ciências Econômicas

    ResponderExcluir
  3. Como pode uma região tão rica em agricultura ,ser ter essa taxa tão alta de pobreza?
    é essa grande jogada que os políticos fazem na hora de pedir voto dizendo " A nossa região é uma das mais ricas em agricultura, sendo a sede de uma das cooperativas com maior faturamento e exportação da América Latina,que é a COAMO" quanta jogada de marketing, sendo essa vergonha perante a situação da comcam, Isso está muito ligado a má distribuição de renda,da própria produção, do que adianta ser destaque em um ramo que teria que levar consequentemente o desenvolvimento da região e faz exatamente ao contrário, pois a renda obtida com "tanta produção" fica retida nas mãos de poucos! Tá ai aquela velha História de que "Porque existe a pobreza, ? por conta da má distribuição !

    ResponderExcluir
  4. Como pode uma região tão rica em agricultura ,ser ter essa taxa tão alta de pobreza?
    é essa grande jogada que os políticos fazem na hora de pedir voto dizendo " A nossa região é uma das mais ricas em agricultura, sendo a sede de uma das cooperativas com maior faturamento e exportação da América Latina"! quanta jogada de marketing, sendo essa vergonha perante a situação da comcam, Isso está muito ligado a má distribuição de renda,da própria produção, do que adianta ser destaque em um ramo que teria que levar consequentemente o desenvolvimento da região e faz exatamente ao contrário, pois a renda obtida com "tanta produção" fica retida nas mãos de poucos! Tá ai aquela velha História de que "Porque existe a pobreza, ? por conta da má distribuição !

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.